Campanha Nacional de Vacinação contra Paralisia Infantil e Sarampo acontece em novembro

OK vacinacao
A Prefeitura de Morrinhos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Centro Municipal de Saúde, vai realizar a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo, de 4 a 7 de novembro, em todas as unidades de saúde do município (duas horas no período matutino e duas horas no período vespertino). A Campanha tem como público-alvo crianças de 6 meses a menores de 5 anos.

Nos dias 8 e 22 de novembro acontece o dia “D” da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo, das 8 às 17 horas, nas unidades de saúde de Morrinhos. Entre os postos de saúde que vão funcionar neste dia estão o Centro Municipal de Saúde, PSFs dos setores Santos Dumont, São Francisco de Assis, Jardim América, Centro, Morro da Saudade, Jardim Romano, Noroeste, Santa Fé e Setor Cristo, além dos PSFs do Rancho Alegre, Trevo de Pontalina e Marcelânia.

Conforme explica a Coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica de Morrinhos, Josyane Cruvinel, é muito importante que os pais fiquem atentos com relação às datas da vacinação. “Pedimos aos pais que levem as crianças à unidade de saúde mais próxima e não se esqueçam de levar o cartão de vacinação, pois o sarampo e a paralisia infantil são doenças que podem deixar sequelas por toda a vida”, lembra.

Expectativas de vacinação no País
A campanha contra a poliomielite (paralisia infantil) espera vacinar 12,7 milhões de crianças por todo o País. Serão 17,8 milhões de doses da vacina oral poliomielite (VOP), a “gotinha”. Vale lembrar que a primeira imunização das crianças contra a pólio deve ser feita aos 2 meses, com a vacina inativada poliomielite (VIP). Os bebês maiores de 6 meses que não receberam essa primeira picada, devem tomar a VIP.

A vacina que protege contra o sarampo é a tríplice viral, que também imuniza contra a caxumba e a rubéola. Espera-se que 10,9 milhões de crianças sejam vacinadas.

Governo da Cidade de Morrinhos. O Povo em Primeiro Lugar!
Redação e fotos: Assessoria de Comunicação Social (Assecom)