Campanha de Vacinação contra o HPV começa nesta quinta-feira

HPV

A meta é vacinar 1.006 meninas contra o câncer do colo do útero.

Começa nesta quarta-feira (17), nas escolas municipais e estaduais, a campanha de vacinação contra o HPV para meninas de 9 a 11 anos de idade para a prevenção do câncer de colo do útero. A informação é do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde, acrescentando que, em Morrinhos, a expectativa é vacinar 1.006 meninas na idade da pré-adolescência.A vacinação será feita diretamente nas escolas das redes municipal e estadual.

A coordenadora do Núcleo, Josyane Cruvinel, ressalta a importância da vacina para as meninas. “A vacina é extremamente segura, uma proteção para a vida. Além de proteger a menina, os estudos mostram que a comunidade também fica protegida. Precisamos contar com a colaboração dos pais e das escolas para conseguir alcançar a nossa meta. O câncer de colo do útero, causado pelo HPV, é o terceiro tipo de câncer que mais mata as mulheres no Brasil. Por isso, é muito importante fazer a prevenção”.

A Campanha de Vacinação Contra o Câncer de Colo do Útero, em Morrinhos, não tem data para terminar. “Enquanto não atingirmos a meta prevista, que é de imunizar 1.006 meninas, a vacina continuará sendo aplicada e estará disponível no Centro Municipal de Saúde”, afirma.

A coordenadora informa ainda que as meninas na faixa etária de 12 a 14 anos de idade que tenham iniciado o esquema vacinal em 2014 e por algum motivo não receberam a segunda dose da vacina (6 meses após a primeira) também deverão ser imunizadas.

O cronograma de vacinação, contendo a relação das escolas, com as respectivas datas de atendimento, ainda está sendo elaborado pelo Núcleo de Vigilância Epidemiológica e será divulgada neste site tão logo esteja pronto.

Governo da Cidade de Morrinhos. O Povo em Primeiro Lugar!
Redação e fotos: Assessoria de Comunicação Social (Assecom)
Por Jorivê Siqueira