Campanha de Vacinação contra HPV continua até dia 10 de abril

OK Vacinação HPV

A Prefeitura de Morrinhos, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde, através do Programa Nacional de Imunização (PNI), iniciou a campanha de vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) para prevenção do câncer de colo de útero, no último dia 2 de março. A imunização vai até sexta-feira, 10 de abril, nas creches e escolas municipais, estaduais e particulares de Morrinhos.

Conforme explica a Enfermeira do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Maria Gercina Amaral, a iniciativa já integra o Calendário Nacional de Vacinação das adolescentes. No ano passado, foram vacinadas as garotas da faixa etária de 11 a 13 anos de idade. Neste ano, o público-alvo são as pré-adolescentes de 9 a menores de 14 anos. A expectativa é imunizar 950 meninas do município, sendo que 684 já receberam a dose da vacina nas escolas de Morrinhos.

Segundo ela, a vacinação contra o HPV no município está em fase de conclusão, sendo que a maioria das escolas já recebeu as equipes de saúde para a vacinação, faltando apenas três, dentre elas, as unidades de ensino municipais Lindolfo Alves Pinto, na Marcelânia, que será feita no dia 10 deste mês, no período vespertino; Cleyton Peres de Sousa, no Setor Cristo, no dia 9 de abril, também no período vespertino; e a Escola Estadual Xavier de Almeida (CEXA), onde as meninas já foram imunizadas no período matutino e, agora, será realizada a 2ª etapa vacinação na escola, no período vespertino, nesta quarta-feira, 8 de abril.

De acordo com Maria Gercina, as meninas que por algum motivo não tomarem a vacina nas escolas e creches, poderão procurá-la no Centro Municipal de Saúde que funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas (sem intervalo para almoço).

O Secretário Municipal de Saúde, André Luiz, lembra sobre a importância da vacinação contra o HPV. “É muito importante que todas as adolescentes da faixa etária do público-alvo tomem a vacina porque se subtende que elas ainda não tiveram contato com o Papiloma Vírus Humano (HPV). Assim, é possível prevenir contra o câncer de colo de útero em tempo oportuno, diminuindo o índice de mortalidade de mulheres”, salienta.

Doses
O Ministério da Saúde adotará contra o HPV o esquema vacinal estendido, composto por três doses (0,6 e 60 meses):

– a primeira dose foi administrada nas escolas públicas e privadas de Morrinhos no ano passado;
– a segunda dose está sendo administrada, no período de 2 de março a 10 de abril deste ano, nas creches e escolas municipais, estaduais e particulares de Morrinhos.
– a terceira dose deverá ser feita 60 meses após a primeira (5 anos), e a vacina estará disponível nas escolas do município e no Centro Municipal de Saúde.

Governo da Cidade de Morrinhos. O Povo em Primeiro Lugar!
Redação e fotos: Assessoria de Comunicação Social (Assecom)