Ok vacina-hpv

A Prefeitura de Morrinhos, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde, através do Programa Nacional de Imunização (PNI), já iniciou a campanha de vacinação contra o HPV para prevenção do câncer do colo do útero, na última segunda-feira, 10 de março, nas escolas públicas e particulares de Morrinhos.

A campanha acontece até o dia 10 de abril e tem como público alvo adolescentes de 11 a 13 anos de idade. A expectativa é vacinar 1006 alunas do município.

A iniciativa envolve a participação de profissionais da saúde e da educação, além do apoio dos pais, através da assinatura de um documento de autorização para imunização das adolescentes.

O Ministério da Saúde adotará o esquema vacinal estendido, composto por três doses (0,6 e 60 meses):

– a primeira dose administrada nas escolas públicas e privadas;

– a segunda dose será administrada no período de 1 a 12 de setembro nas Unidades Básicas de Saúde (UBS);

– a terceira dose, que deverá ser administrada em uma UBS, será agendada para 60 meses após a primeira, e a vacina estará disponível em todas as salas de vacinas da rotina de vacinação.

“Queremos lembrar que só poderão ser vacinadas as meninas que os pais ou responsáveis autorizarem. Pedimos o apoio da população, pois a vacina não possui nenhuma contra indicação e é de suma importância para a prevenção do câncer de colo de útero”, salienta o Secretário Municipal de Saúde, André Luiz.

Governo da Cidade de Morrinhos. O povo em primeiro lugar!