OK DSC_0006

A Prefeitura de Morrinhos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Núcleo de Vigilância Epidemiológica, realiza de 18 de abril a 20 de maio, a Campanha de Vacinação contra a Influenza, no Centro Municipal de Saúde, das 8 às 17 horas, e em todos os Postos de Saúde da Família (PSFs) do município, das 8 às 16 horas.

O Dia D acontece no sábado, dia 30 de abril, no Centro Municipal de Saúde, em todos os Postos de Saúde da Família (PSFs) do município e, também, nos PSFs da zona rural e no Rancho Alegre.

A vacina é trivalente e combate a Influenza B e os vírus do H1N1 e H3N2. Ela tem como objetivo imunizar alguns grupos de risco prioritários. Dentre eles, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, idosos acima de 60 anos, puérpuras até 45 dias após o parto, profissionais da saúde, povos indígenas, funcionários do sistema prisional, pessoas privadas de liberdade e pessoas portadoras de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade.

Segundo a Coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica do município, Josyane Cruvinel, a expectativa é vacinar 9 mil pessoas dos grupos de risco até o final da campanha. Ela salienta a importância da prevenção a fim de evitar o contágio. “Tomar a vacina é uma das melhores formas de evitar a contaminação. Orientamos as pessoas a adotarem alguns cuidados para evitar o contágio: lavar as mãos e as vias aéreas superiores com água morna e sal, fazer gargarejos, fazer a higiene corporal e limpeza das narinas”, esclarece.

Josyane ainda salienta que as famílias devem ter um cuidado com as crianças, idosos e portadores de doenças crônicas, já que os mesmos possuem a imunidade mais baixa e se tornam mais vulneráveis.

Cronograma da vacinação

De acordo com Josyane, nesta primeira semana, a imunização priorizou o grupo das crianças, gestantes e puérpuras. Já na segunda semana a vacinação será direcionada aos idosos, crianças, gestantes e puérpuras. No Dia D todos os grupos serão vacinados.

“Decidimos dividir os grupos para facilitar a aplicação da vacina, evitar grande aglomeração de pessoas e atender todos aqueles que necessitam ser imunizados. Tenho certeza que a nossa meta será alcançada e todos os grupos prioritários serão atendidos”, finaliza a coordenadora.

Por Ellen Ribeiro