Sábado último (09/05) foi o Dia “D” da Campanha e o movimento nas 13 unidades de saúde, espalhadas pela cidade, foi tranquilo e sem filas, segundo informação de Josyane Cruvinel de Oliveira, Coordenadora do Núcleo de Controle de Endemias do Município.

A Campanha de Vacinação Contra a Gripe já imunizou 3.313 pessoas em Morrinhos, desde o início da campanha, no último dia 27 de abril. A informação é de Josyane Cruvinel de Oliveira, Coordenadora do Núcleo de Controle de Endemias do Município. Ela acrescenta que a meta da Campanha, em Morrinhos, é vacinar cerca de 10 mil e 400 pessoas até o próximo dia 22, quando a campanha será encerrada.

O público-alvo da campanha é formado por crianças de seis meses a menores de cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde; povos indígenas; gestantes; mulheres que deram à luz há menos de 45 dias; presos e os funcionários do sistema prisional. Mas ainda tem muita gente exposta ao vírus da gripe – que em casos mais graves pode ser fatal.

“É muito importante que adultos saudáveis se previnam também contra a pneumonia, já que os casos dessa doença também se multiplicam nos meses de outono e inverno. As pessoas devem evitar aglomerações em espaços fechados nos dias mais frios, onde a ventilação local é reduzida e o contágio pelo vírus da gripe aumenta”, aconselha Josyane.

Outro ponto importante destacado pela coordenadora é que mesmo quem já está resfriado deve ser vacinado.

Medidas de prevenção
Para se prevenir contra os perigos da gripe, Josyane Cruvinel aconselha: lavar as mãos várias vezes ao dia, frequentar ambientes arejados, evitar tossir na direção de outras pessoas e, se possível, evitar trabalhar ou ir à escola se estiver muito gripado.

“Em caso de febre persistente, dores no corpo, tosse, cansaço e inapetência, um médico deve ser consultado para que o paciente seja medicado. Ninguém deve confiar a própria saúde apenas a receitas caseiras ou à automedicação”, alerta a coordenadora.

Josyane Cruvinel informa que, quem ainda não se vacinou e se enquadra nos quadros específicos, acima relacionados, pode procurar os PSFs do Morro da Saudade, da Vila Santos Dumont e o Centro Municipal de Saúde, mas avisa que a imunização não é indicada para pessoas que já tiveram doações em doses anteriores ou para aqueles que têm alergias a ovo de galinha e seus derivados.

DSC_0059

DSC_0064

Governo da Cidade de Morrinhos. O Povo em Primeiro Lugar!
Redação e fotos: Assessoria de Comunicação Social (Assecom)
Por Jorivê Siqueira