OK campanha-hanseniase

A Prefeitura de Morrinhos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Núcleo de Vigilância Epidemiológica, está realizando a Campanha de Combate à Hanseníase, de 22 de fevereiro a 7 de março, em todos os PSFs do município, além de orientações dos agentes comunitários de saúde, em todas as residências de Morrinhos.

Conforme explica a Coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Josyane Cruvinel, toda pessoa que apresenta alguma mancha pelo corpo deve procurar o Posto de Saúde mais próximo, para fazer uma avaliação. “Queremos pedir à população que compareça, pois só fazendo o diagnóstico é que vamos poder reverter o quadro do paciente. Essa doença tem cura, mas quando não tratada, os danos podem ser irreversíveis”, informa.

Josyane esclarece que a doença afeta diretamente os nervos, causando atrofia nas mãos, nos pés ou em qualquer outra extremidade do corpo, ocasionando a perda dos movimentos. “Essa doença pode comprometer todo o desenvolvimento da pessoa, impedindo que ela exerça suas atividades normais do dia a dia”, explica.

Segundo ela, as enfermeiras dos PSFs estão atendendo e fazendo a triagem dos pacientes que procuram as Unidades Básicas de Saúde do município; os agentes de saúde também estão orientando nas casas e incentivando a população a procurar atendimento médico especializado.

Outras ações
Além da identificação do problema propriamente dito, as enfermeiras estão fazendo palestras, com o objetivo de esclarecer às pessoas sobre o aparecimento e o desenvolvimento da Hanseníase, como preveni-la e tratá-la, além de informar sobre os danos que ela pode causar.

“Pedimos às pessoas que não deixem de comparecer ao PSF mais próximo para buscar orientação. Por mais que a mancha seja pequena, ela deve ser acompanhada, deve-se fazer a triagem correta para definir o diagnóstico e direcionar as ações”, finaliza a Coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Josyane Cruvinel.

Ouça a entrevista completa que Josyane concedeu à repórter Ellen Ribeiro sobre o assunto:

Por Ellen Ribeiro