Album_de_Figurinhas_Capa

O portal de notícias G1-Goiás-TV Anhanguera, afiliada da Rede Globo, publicou na tarde desta terça-feira (17) matéria sobre a Campanha de Combate à Dengue de 2016, organizada pela Prefeitura de Morrinhos, com destaque para o álbum de figurinhas elaborado para estimular os alunos da rede municipal de ensino a se engajarem mais ativamente nas ações de combate aos focos do mosquito transmissor da doença, rotulando a iniciativa como “inovadora e exemplar”. Leia a matéria na íntegra…

As secretarias de Saúde de vários municípios de Goiás estão apostando na educação infantil para combater os focos de dengue no estado. Um encontro realizado nesta terça-feira (17) em Goiânia maneiras criativas de se conscientizar sobre o combate ao mosquito transmissor da doença. Este ano, já foram registrados 178.867 casos da doença.

Para o secretário de Saúde de Morrinhos, no sul goiano, André Luís Dias Mattos, conscientizando as crianças, é possível atingir toda família e vizinhança. Com esse intuito, eles lançaram um álbum de figurinhas no qual é possível trocar materiais que se tornariam criadores da dengue e trocar por adesivos e até concorrer a prêmios.

“Cada material que pode acumular água que for recolhido vale uma figurinha para colocar no álbum. Essas figurinhas têm dicas de como combater os focos da dengue. Quem completar o álbum e ainda achar a imagem que dá direito a prêmios, pode trocar por bolas, bicicletas, skate”, contou o secretário.

Foram feitos 10 mil álbuns, cada um com local para serem coladas 25 figurinhas. “São 250 mil potenciais focos da dengue que nós estamos retirando”, disse Mattos. O projeto é desenvolvido em parceria com escolas públicas e particulares do município.

Além disso, a prefeitura também realiza o trabalho de limpeza de lotes baldios e recolhimentos de lixos e entulhos das casas.

Segundo o secretário, os esforços já começaram a dar resultados concretos.

“Se comparado o mesmo período deste ano com o ano passado, tivemos uma queda de 70% nos casos confirmados de dengue e uma diminuição de 30% nas notificações. E esse trabalho foi feito antes do período chuvoso, então teremos resultados ainda mais expressivos a partir de agora”, explicou.

Encontro
O Encontro de Experiências Exitosas em Dengue foi realizado em Goiânia com o objetivo de trocar experiências que foram bem sucedidas no combate à dengue. Além disso, o foco é motivar as secretarias de Saúde a implementar novas práticas de conscientização da população.
Ao todo, cerca de 200 pessoas participaram do evento. “Esse encontro é importante para mobilizar, estimular e impulsionar exemplos, muitas das vezes simples, de manejo do lixo para que seja possível acabar com os criadouros da dengue. Assim, conseguiremos reduzir os índices no nosso estado, que atualmente são muito preocupantes”, disse a coordenadora geral de educação e comunicação em Vigilância de Saúde, Maristela Sasse.

Desde o início do ano, Goiás já registrou 178.867 casos de dengue. Ao todo, 71 pessoas já morreram após contrair o vírus. Outros 53 casos são investigados. Goiânia lidera o ranking de notificações e mortes pela doença. O município é seguido por Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana e Anápolis, a 55 km da capital.

Governo da Cidade de Morrinhos
O Povo em Primeiro Lugar