Na próxima quinta-feira, dia 19 de maio, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Morrinhos, órgão coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde, vai realizar uma Caminhada pela Luta Antimanicomial, com saída às 8 horas da manhã, da Praça do Cristo Redentor, descendo pela Avenida Senador Hermenegildo de Morais até a Praça do Mercado.

A caminhada tem como objetivo dizer não ao tipo de tratamento oferecido pelos manicômios, ou seja, evitar a permanência dos pacientes em locais fechados e sem o atendimento profissional adequado. “Queremos que as pessoas com problemas mentais e os usuários de álcool e outras drogas recebam um tratamento humanizado, sem a utilização da força e em liberdade. São pessoas que merecem ser tratadas com respeito e dignidade”, ressalta um dos organizadores da caminhada, Gilsomar Batista Silva.

O evento vai contar com a participação das moradoras da Residência Terapêutica (antigo sanatório), usuários do CAPS, moradores de rua, familiares, servidores da área de saúde e do CAPS e da população em geral, além da presença do prefeito Rogério Troncoso e da primeira dama e Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Terezinha Amaral.

Na chegada, na Praça do Mercado, haverá atividades de lazer e interação para os moradores de rua, com karaokê; apresentações do Coral do CAPS e das alunas da rede municipal de ensino e pipoca para as crianças.

“Saúde mental não é apenas doença, com rótulos de agressividade, violência e pessoas perigosas. Quando falamos de sofrimento mental estamos nos referindo a seres humanos, que precisam de tratamento adequado e também de conviver em sociedade, e principalmente, dentro de um contexto familiar. O CAPS existe para promover tudo isso”, esclarece a médica psiquiatra e Coordenadora do CAPS, Maiza Barros Pinheiro.

Dia da Luta Antimanicomial
O Dia da Luta Antimanicomial é comemorado em 18 de maio. Ela surgiu através de uma reforma psiquiátrica da década de 70, quando profissionais da saúde, trabalhadores, usuários e familiares iniciaram um movimento contra os ditos manicômios como forma de tratamento.

Pelo fato de que milhares de pacientes já morreram e ainda morrem dentro dessas instituições devido à desumanidade no cuidado, em 2001 foi promulgada a Lei No 10.216, que garante o direito das pessoas em sofrimento mental, serem tratadas dentro de um contexto comunitário, tendo eles garantidos os direitos de qualquer cidadão, ficando vetado o tratamento dentro de instituições com privação de liberdade.

Por Ellen Ribeiro

semana_luta_