outubro-rosa-12
A Prefeitura de Morrinhos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, através do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, vai realizar uma caminhada da Campanha Outubro Rosa, nesta sexta-feira, 24 de outubro, saindo às 15h30min da Praça do Mercado. Os participantes vão percorrer as principais ruas de Morrinhos com chegada no Lago Municipal Recanto das Araras.

A Campanha Outubro Rosa foi iniciada em Morrinhos neste mês de outubro. Ela tem como objetivo alertar e orientar as mulheres sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama, reduzindo o tempo entre o diagnóstico e o início do tratamento.

Conforme explica a Coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica de Morrinhos, Josyane Cruvinel, a campanha no município vai contar com diversas ações. Durante o mês de outubro, além da caminhada alusiva ao tema, também haverá palestras de conscientização, a coleta de exame preventivo e o exame de toque de mama, em todas as unidades dos Postos de Saúde da Família (PSFs).

Josyane explica que muitas mulheres, devido à quantidade de afazeres diários, acabam deixando a saúde em segundo plano, o que não é prudente. “Muitas mulheres decidem fazer os exames preventivos somente quando os sintomas aparecem e não pelo hábito de cuidar da saúde. Isso precisa ser mudado”, salienta.

Confira entrevista de Josyane sobre o tema:

Sobre o Outubro Rosa
O mês de outubro é conhecido como Outubro Rosa e é marcado por ações do Ministério da Saúde e de diversos órgãos e entidades que intensificam os esforços pela detecção precoce do câncer de mama. São 31 dias dedicados a reflexões e ações sobre o tema, mostra os avanços já conquistados e também o desafio para vencer o câncer que atinge um grande número de brasileiras por ano.

O Outubro Rosa foi criado no início da década de 90, mesma época em que o símbolo da prevenção ao câncer de mama, o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovido anualmente em diversos países.