OK DSC_0138

OK DSC_0317

Uma caminhada pelas principais ruas de Morrinhos chamou a atenção da população para a importância de combater a exploração sexual de crianças e adolescentes, na manhã desta sexta-feira, 22 de maio. A iniciativa é da Prefeitura de Morrinhos, por meio das secretarias municipais de Desenvolvimento Social, Saúde e Educação, em parceria com o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), Programas Sociais da prefeitura, Subsecretaria Regional de Educação e o Ministério Público (MP) de Morrinhos.

A caminhada saiu da Praça Lions e percorreu as principais ruas de Morrinhos em direção à Praça do Mercado, onde aconteceu a concentração que pedia um basta à violência. O percurso seguiu da Praça Lions, descendo pelas avenidas Professor José do Nascimento e Senador Hermenegildo de Morais, retornando pela Avenida Couto de Magalhães e Avenida Senador Hermenegildo de Morais, com chegada na Praça do Mercado.

A mobilização contou com a participação de 780 alunos das escolas municipais e outros das escolas estaduais e conveniadas, IFGoiano Campus Morrinhos, Turma do Sorriso, Guarda Mirim, Grupo Olodum, primeira dama Terezinha Amaral, Coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Cicília Souza, Promotor de Justiça, Rubens Rosa Júnior, Juiz de Direito da Vara Cível, Criminal e Família, Diego Custódio, vereadores, secretários municipais, professores, diretores, coordenadores, dentre outras autoridades.

Para a primeira dama e Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Terezinha Amaral, a caminhada encerra uma semana marcada por diversas ações, no sentido de convidar a comunidade morrinhense para se juntar ao poder público, na luta contra a exploração sexual de crianças e adolescentes. “A responsabilidade de falar, de denunciar é de todos nós, pois não podemos ficar omissos quando crianças sofrem perto de nós. Acho que a comunidade entendeu isso e vem a somar forças conosco”, observa.

Diversas outras ações movimentaram a comunidade morrinhense durante toda a semana. Todas elas com o objetivo de combater a violência, a exploração e o abuso sexual praticados contra crianças e adolescentes, incentivando toda a sociedade a se mobilizar e denunciar situações suspeitas. Além da caminhada desta sexta-feira (22), também foram feitas palestras e concursos de redação nas escolas de Morrinhos sobre o tema e um fórum de enfretamento à violência sexual, física e psicológica, na última quarta-feira (20).

A Secretária Municipal de Educação, Fabiana Toledo, lembrou que a comunidade escolar exerce um papel fundamental no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. “Infelizmente é nas nossas escolas que estão as vítimas, mas também é onde estão as pessoas que mais podem ajudar. Isso porque os alunos desenvolvem uma relação de confiança com os professores e funcionários da escola, com os quais têm liberdade para conversar e contar os problemas sofridos, em sua grande maioria, em suas próprias casas”, esclarece.

A aluna do 6º ano da Escola Municipal Celestino Filho, Iorrana Nunes, enfatizou a importância da caminhada. “Viemos chamar a atenção das pessoas para o fato de que as crianças são indefesas e precisam de pessoas que as ajude a se defenderem. A caminhada convida a população a prestar a atenção nisso”, compartilha a garota.

“Essa mobilização é uma forma de incentivar as crianças a ficarem mais atentas e mostrar que, se existe abuso, a denúncia anônima ou identificada deve ser feita nos órgãos competentes”, conclui o professor Antônio de Souza Cruz, da Escola Municipal Celestino Filho.

Apresentações
Na parada da rotatória do Posto do Edinho foi apresentada uma coreografia da música do cantor Marcelo Barra “Frutos da Terra”, pelas alunas do Núcleo de Assistência Social do setor São Francisco de Assis. Na sequência, na parada da rotatória da Avenida Couto de Magalhães, em frente ao Posto da Mangueira, as alunas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (Casmam) apresentaram a música “Problem”, da cantora Ariana Grande. Por fim, na chegada na Praça do Mercado, as alunas do núcleo ainda apresentaram a coreografia da música “Cotton Eye Joe”, da banda Rednex.

Na ocasião também foram entregues troféus de participação para representantes de escolas, Postos de Saúde da Família (PSFs), vereadores e secretários municipais, finalizando com o discurso das autoridades presentes.

OK DSC_0066

OK DSC_0090