Oficina de Saúde Mental foi realizada em Morrinhos

Foi realizada em Morrinhos, entre os dias 8 e 12 últimos, a Oficina de Saúde Mental, promovido pela Prefeitura, por meio do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Inaugurando a programação do evento, na última segunda-feira (8), o prefeito Rogério Troncoso recebeu, em seu gabinete, profissionais do CAPS/Morrinhos e da Rede Preceptora de São Bernardo do Campo, São Paulo, e da Coordenação Técnica do Ministério da Saúde do Governo Federal.

No encontro foram discutidas importantes questões relacionadas à saúde mental no município de Morrinhos, a fim de possibilitar um atendimento melhor às pessoas em situação de risco, como dependentes químicos, marginalizados, moradores de rua, dependentes de drogas e outros.

“A nossa gestão apoia de diversas formas a rede de saúde mental do município, inclusive incentivando os intercâmbios e as trocas de informações entre os profissionais. A integração entre o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Núcleo de Atenção Básica à Saúde (NABS), Postos de Saúde da Família (PSFs) e, futuramente também, o Centro de Reabilitação para Dependentes Químicos (CREDEQ)”, ressaltou o prefeito Rogério.

Patrulha Mecanizada da Prefeitura fortalece a Agricultura Familiar em Morrinhos
A Patrulha Mecanizada da Secretaria Municipal de Agricultura tem como objetivo oferecer apoio aos agricultores familiares para o fortalecimento da infraestrutura rural e melhoria da propriedade, melhorando a qualidade de vida dos pequenos produtores do município de Morrinhos.

Para alcançar este objetivo, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura de Morrinhos, disponibiliza aos produtores rurais do município o Projeto Patrulha Mecanizada, composta de uma patrol, um trator de esteira, um trator de pneu, uma pá carregadeira, três caminhões basculantes e uma retroescavadeira.

O prefeito Rogério Troncoso, sempre atento às necessidades das famílias de agricultores familiares do município de Morrinhos, tem acompanhado de perto as atividades que vem sendo desenvolvidas pela Patrulha Mecanizada. Ele visitou recentemente as regiões do Barreiro e do Lageado, por onde a Patrulha Mecanizada já passou. No dia 28 último, o Chefe do Executivo reuniu-se com mais de 30 agricultores da região do Assentamento do Tijuqueiro para discutir o cronograma de atendimento para aquela região.

A Patrulha Mecanizada realiza serviços como recuperação e construção de pequenas represas, recuperação de pontos críticos de estradas, encascalhamento de currais e outros serviços. As ações e projetos promovidos pela Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com a Secretaria de Agricultura Familiar, têm tido boa interação com os pequenos agricultores do município.

Campanha de Vacinação Contra a Gripe não atingiu meta em Morrinhos
A campanha foi encerrada na última quarta-feira (3), em Morrinhos e, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, 65,31% do público-alvo foi vacinado. A meta estipulada para Morrinhos era vacinar 80% dos grupos prioritários. De acordo com informação da Coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica do Município, Josyane Cruvinel, foram imunizadas 6.209 pessoas durante a campanha.

Num esforço para atingir a meta dos 80% das pessoas integrantes dos grupos prioritários, a vacinação contra a gripe continua, mas somente poderá ser feita no Centro Municipal de Saúde.

Vândalos estão destruindo as placas de sinalização viária da cidade
Praticamente todo final de semana de 3 a 5 placas de sinalização de trânsito estão sendo danificadas ou destruídas por vândalos em Morrinhos, informa o Superintendente Municipal de Trânsito, Antônio de Jesus Santana. O prefeito Rogério Troncoso pede contribuição dos cidadãos para ajudar no combate a essa prática criminosa contra o patrimônio público.

O Superintendente Municipal de Trânsito (SMT) e o prefeito Rogério Troncoso pedem a colaboração da população no sentido de denunciar os infratores, pois, além dos prejuízos financeiros, essa ação criminosa dificulta o trabalho da SMT que fica ocupada em fazer a substituição das placas danificadas, deixando de fazer outros serviços extremamente necessários em outros locais da cidade.

Quem flagrar algum cidadão roubando ou destruindo placas de trânsito, em Morrinhos, pode fazer a denúncia, no momento em que o crime ocorrer, ligando para a Ouvidoria Municipal, através do telefone 156, ou entrar em contato com a SMT pelo telefone (64) 3417-2023 ou enviar um e-mail para: smt@morrinhos.go.gov.br.

II Conferência Municipal debate sobre direitos da criança e do adolescente
A Prefeitura de Morrinhos, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), realizou nesta terça-feira, 9 de junho, na sede da Associação Comercial e Industrial de Morrinhos (ACIM), a II Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que discutiu o tema “Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes – Fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente”.

“Parabenizo a Secretaria de Desenvolvimento Social, na pessoa da Terezinha, e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) pela realização dessa conferência, mas principalmente pelo trabalho que tem sido feito ao longo dos anos. A partir da aprovação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em 1990, a gente adotou uma série de modificações no relacionamento entre a comunidade e as crianças e adolescentes com relação à erradicação do trabalho infantil, violência doméstica, abuso sexual de juvenis e os direitos da criança e do adolescente com relação à educação, saúde e moradia. Avançamos muito e queremos fazê-lo ainda mais”, salienta o prefeito Rogério Troncoso.

O evento contou com a participação do prefeito Rogério Troncoso, primeira-dama e Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Terezinha Amaral, conselheiros do CMDCA de Morrinhos, conselheiros tutelares, conselheiros setoriais, representantes de delegacias, Ministério Público, ONGs, Poder Judiciário, Defensoria Pública, Organizações Governamentais, Poder Legislativo, sociedade civil, universidades, colégios e escolas.

Frio diminui casos de dengue em Morrinhos
Com a chegada do inverno e a ausência de chuvas, o número de casos de dengue vem diminuindo em Morrinhos e em todo o País. Na nossa cidade, até agora são 1.223 casos notificados e 708 confirmados, segundo informa o Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde.

Segundo os últimos números do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Municipal de Saúde, já houve uma redução de aproximadamente 50% das notificações de casos na cidade. “Antes do frio, os casos notificados variavam de 80 a 112 por semana e agora esse número caiu pela metade. Entretanto, não podemos nos acomodar e todas as medidas preventivas possíveis devem continuar sendo tomadas pela população”, alerta a Coordenadora Josyane Cruvinel.

Os últimos números da dengue em Morrinhos, segundo informa Josyane, são os seguintes:
CASOS NOTIFICADOS – 1.223
CASOS CONFIRMADOS – 708
CASOS DESCARTADOS – 237
CASOS EM ANÁLISE – 250
CASOS INCONCLUSIVOS– 28

Criado o Parque Natural de Morrinhos
A Câmara Municipal de Morrinhos aprovou, por unanimidade, em sessão extraordinária, realizada na terça-feira última (9), o Projeto de Lei de autoria do prefeito Rogério Troncoso que cria, no perímetro urbano, o Parque Natural de Morrinhos, Unidade de Conservação de Proteção Integral. A área é de 104,70 (cento e quatro hectares e setenta ares) e o perímetro é de 5.876,46 (cinco mil oitocentos e setenta e seis metros e quarenta e seis centímetros).

Pelo projeto o conhecido Parque Ecológico passa a se chamar Parque Natural de Morrinhos. A preservação ambiental tem sido uma das metas prioritárias no governo de Rogério Troncoso.

Esta é mais uma ação da Prefeitura visando a preservação do meio ambiente, dentre muitas outras desenvolvidas nos diversos setores.

Prefeitura realiza cadastramento para entregar mais escrituras
A Prefeitura de Morrinhos, por meio da Secretaria Municipal de Habitação, faz neste sábado (13), o cadastramento de famílias que irão ser contempladas com mais 450 escrituras de suas moradias. Desta vez, são atendidos os moradores da Vila Nossa Senhora do Carmo, Vila Mutirão, parte do Setor Noroeste e Setor Aeroporto III. Neste mesmo dia, acontece a inauguração do Núcleo de Assistência Social Bolsa Família do Morro da Saudade.

“O poder público municipal está trabalhando para colocar em ação os programas de regularização fundiária de Morrinhos, proporcionando à população a garantia de serem donos de seus imóveis, de direito e de fato”, salienta o prefeito Rogério Troncoso.

Os Programas de Regularização Fundiária do município têm como objetivo emitir a certidão do imóvel em nome do proprietário, que até então tem a posse, mas ainda não é o dono de fato.

Projeto Prefeitura em Ação começa este mês nos bairros da cidade
A Prefeitura de Morrinhos inaugura este mês o Projeto “Prefeitura em Ação”, voltado para a promoção da cidadania do cidadão. O Projeto será levado aos bairros periféricos da cidade todo mês, cada vez em um setor diferente. Os bairros selecionados para receber o projeto agora em junho são: Vila Mutirão, Vila Nossa Senhora do Carmo, Setor Noroeste e I e II etapas da Vila Santos Dumont. Dias 26 e 27 de junho, sexta-feira, das 12 às 17 horas, e no sábado, das 07 às 12 horas, na Escola Municipal de Educação Infantil Diogo Apolinário, na Vila Santos Dumont.

“O objetivo do projeto é levar os serviços de todas as secretarias municipais e outros benefícios para atender o maior número de pessoas de cada bairro. Durante o evento, todo o secretariado municipal estará atendendo à população e as demandas das lideranças comunitárias. A Prefeitura sai do Palácio e vai ao encontro do cidadão no bairro onde ele mora, procurando atendê-lo da melhor forma possível ”, afirma o prefeito Rogério Troncoso.

Serão oferecidos gratuitamente os serviços de emissão de carteira de identidade, carteira de trabalho, 2º via de certidão de nascimento, Corte de Cabelo, Orientação Jurídica, XEROX dos documentos, Fotografia 3×4, cadastro do Bolsa Família e da Energia Solidária, aferição de pressão arterial, exame de glicemia e atendimento médico, dentre outros serviços da municipalidade.

Governo da Cidade de Morrinhos. O Povo em Primeiro Lugar!
Redação e fotos: Assessoria de Comunicação Social (Assecom)