DSCN7323 Prefeito Rogério, Nilo Sérigo, ex-governador Helenês Cândido, Eurico Barbosa, Helenízio e José Afonso.

O prefeito Rogério Troncoso participou na noite desta sexta-feira (11) da sessão magna da saudade da Academia Morrinhense de Letras, em homenagem a sua mãe a escritora e acadêmica Dolores Troncoso Chaves, mais conhecida como dona Lolita. A história da homenageada, que faleceu recentemente, foi narrada pelo filho e escritor Nilo Sérgio Troncoso Chaves. O prefeito Rogério Troncoso estava acompanhado da primeira dama Terezinha Amaral e também fez uso da palavra. Na mesa das autoridades estavam também o presidente da Academia, José Afonso e o vice-presidente Helenízio Antônio Marciano, além do escritor e ex-presidente da Assembléia Legislativa do Estado de Goiás, Eurico Barbosa, membro das Academias Morrinhense e Goiana de Letras. No auditório um grande número de pessoas, entre elas, várias autoridades.

Dolores Troncoso Chaves foi professora, escritora e ajudou na fundação da AML da qual foi vice-presidente nos dois primeiros mandatos, presidente da Sociedade Dramática e Literária de Morrinhos e escreveu quatro livros e deixou outro pronto para ser publicado, o que poderá acontecer em breve. Foi uma das pessoas mais atuantes dos movimentos culturais morrinhenses e uma grande incentivadora da Festa de Artes da qual participou em quase todas as edições, inclusive como presidente. Em uma entrevista que nos concedeu durante uma Festa de Artes ela me disse “não nasci para ficar parada”.

A final da solenidade o presidente José Afonso declarou vaga a Cadeira número cinco que tem como patrono Vitória Troncoso, que foi ocupada pela homenageada Dona Lolita.

Por Divino Vieira.

Governo da Cidade de Morrinhos