Terezinha

Muito calor humano e arroz com linguiça, arroz com frango, arroz com guariroba e feijão tropeiro são os deliciosos pratos típicos regionais que as barracas da Prefeitura servirão, a partir desta sexta-feira, 29 de maio, aos visitantes da 41ª ExpoMorrinhos.

A partir desta sexta-feira (29), os morrinhenses e visitantes de outros municípios já poderão visitar as barracas da Secretaria Municipal Desenvolvimento Social (SDS), que funcionarão no Parque de Exposições Sylvio de Mello, durante a realização da 41ª ExpoMorrinhos. Para a festa deste ano, que começa amanhã (29), o Sindicato Rural de Morrinhos, organizador do evento, disponibilizou duas barracas para a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Elas oferecerão várias atrações aos visitantes, como deliciosos pratos típicos regionais.

A primeira-dama e Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Terezinha Amaral, conta na entrevista abaixo, como será a programação das barracas da Prefeitura, durante os 10 dias de duração do mais importante evento agropecuário da Região Sul do Estado.

Primeira-dama, como estão os preparativos da Secretaria de Desenvolvimento Social com vistas à sua participação na 41ª ExpoMorrinhos, que começa nesta sexta-feira (29)?
Terezinha – Estamos muito felizes com a realização de mais esta edição da ExpoMorrinhos, pois este é um momento muito esperado pelos morrinhenses e pelos visitantes de municípios vizinhos. A feira já se tornou um local de confraternização entre os moradores da região. Nossas perspectivas de sucesso são as melhores e a Secretaria de Desenvolvimento Social mais uma vez marca presença no evento com muita dedicação para oferecer o que há de melhor em termos de pratos típicos regionais, além de muito calor humano a todos que visitarem nossas barracas que serão inauguradas amanhã, sexta-feira.

O Sindicato Rural de Morrinhos disponibilizou mais uma barraca para o social este ano?
Terezinha – Graças a Deus e ao fortalecimento da equipe da Prefeitura, teremos, este ano, duas barracas, que funcionarão uma ao lado da outra, onde buscaremos angariar fundos para o desenvolvimento de nossos projetos sociais. Queremos aqui agradecer de coração ao Presidente do Sindicato, Vinícius Cândido, que é um grande companheiro e que tem nos ajudado muito na área social. Vinícius, a quem conheço desde que ele era criança, nos agraciou com essas duas barracas. Ele sempre teve essa característica altruísta de ajudar nossos projetos. E queremos agradecer também aos voluntários e a sociedade morrinhense que sempre tiveram a maior boa vontade em colaborar com a SDS.

Quanto à programação das barracas, quais as atrações já elaboradas?
Terezinha – No dia 31, domingo, teremos a tradicional feijoada que nossa gente tanto aprecia. Toda a renda auferida com a realização dessa feijoada será revertida para uma pessoa em Morrinhos que, no momento, como muitas outras, está precisando muito da nossa ajuda e de toda a nossa sociedade, para que ela volte a se locomover. No dia 02, a programação estará a cargo dos dois Rotary Clubs de Morrinhos, uma parceria que se repete todos os anos por ocasião da ExpoMorrinhos. Além disso, todas as noites nossas barracas servirão, além de tira-gostos, os nossos famosos e deliciosos pratos típicos, carinhosamente preparados pelas nossas amigas cozinheiras que, com certeza, têm um ótimo tempero que sempre agrada a todos os paladares.

E o tradicional Mutirão das Fiandeiras, que dia será?
Terezinha – O Mutirão das Fiandeiras está programado para o dia 03, quarta-feira. E este ano contaremos com a participação de fiandeiras de cidades vizinhas, como Caldas Novas e Vicentinópolis. Elas entraram em contato conosco há dias atrás, manifestando seu desejo de também participar do evento. No dia 07 de junho, último dia da feira, teremos um almoço beneficente. De sexta-feira próxima, 29 de maio, até domingo, dia 07 de junho, estaremos todos os dias em nossas barracas, servindo almoço, jantar e outros pratos saborosos. Já orientamos nossa dedicada equipe de colaboradores no sentido de que ofereçam o melhor atendimento possível aos nossos visitantes que serão sempre muito bem-vindos. Esperamos que todos fiquem satisfeitos com nosso atendimento.

Toda a renda auferida com os eventos programados para as barracas da Prefeitura será revertida em prol da Campanha do Agasalho deste ano?
Terezinha – Sim, todos os fundos angariados pelas nossas barracas serão aplicados na Campanha do Agasalho e também no recém-criado Núcleo do Bolsa Família, um projeto que tem como finalidade atender crianças, adolescentes e idosos do Setor São Francisco de Assis. Com a Campanha do Agasalho estamos resgatando o nosso compromisso com os agasalhos destinados às pessoas atendidas pelos projetos sociais mantidos pela SDS. Todo o material necessário já foi adquirido e os agasalhos já estão sendo confeccionados. Nós e toda nossa equipe não medimos esforços para que a distribuição de agasalhos alcance cada vez mais um número maior de pessoas. Para tanto, contamos também com o apoio indispensável de toda a sociedade morrinhense. Este é o objetivo de todos nós.

Apesar da crise financeira que o País atravessa no momento, a senhora está otimista quanto ao sucesso das barracas da Prefeitura?
Terezinha – Eu acho que crise, no momento, é uma palavra difícil de ser direcionada. Eu acredito muito que a alimentação, por mais que a situação financeira, às vezes, comprometa muito o orçamento, as pessoas não deixam de se alimentar. E, com isso, vamos oferecer preços bem mais acessíveis para que todos possam saborear os pratos que serão servidos em nossas barracas. Queremos que os pais compareçam ao evento, acompanhados dos filhos, e que não tenham que sacrificar muito suas finanças para isso. Teremos lá um delicioso arroz com linguiça, arroz com franco, arroz com guariroba, arroz tropeiro, comidinha simples, mas com muito calor humano. Todos têm o direito de usufruir desses pratos deliciosos e tão tradicionais em nossa região. Enfim, a feira agropecuária é um momento de confraternização de todo o povo e faremos tudo que estiver ao nosso alcance para que esse clima seja predominante no Parque de Exposições.

O convite, primeira-dama…
Terezinha – Convidamos todos aqueles que apreciam a festa para visitarem o Parque de Exposições Sylvio de Mello durante os 10 dias de realização da ExpoMorrinhos e, em especial, para marcarem presença em nossas barracas, colaborando, assim, para a manutenção de projetos de grande importância para a sociedade morrinhense. Estamos de braços abertos para receber a todos, oferecendo aos nossos visitantes o melhor atendimento em tudo. Desejamos muita alegria e muita confraternização, muito calor humano, e muita paz a todos.

Ouça na íntegra a entrevista da primeira dama e Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Terezinha Amaral, concedida ao repórter Jorivê Siqueira:

Governo da Cidade de Morrinhos. O Povo em Primeiro Lugar!
Redação e fotos: Assessoria de Comunicação Social (Assecom)
Por Jorivê Siqueira