O Centro de Eventos Adilon Alves de Amorim foi palco de abertura do II Seminário Regional em Comemoração ao Dia Nacional da Pessoa com Deficiência em Morrinhos com o tema Autonomia para a Vida. O evento recebeu o prefeito Rogério Troncoso, a primeira-dama Terezinha Amaral, o vice-prefeito Tércio Menezes, secretários, vereadores e demais autoridades municipais e regionais, além de palestrantes e convidados. O objetivo do encontro é gerar a discussão sobre os direitos das pessoas com deficiência por meio das políticas públicas. Mais de 500 pessoas prestigiaram a programação, na manhã desta quarta-feira, 18 de setembro.

A secretária e primeira-dama, Terezinha Amaral, agradeceu a participação de todos e elogiou a postura do público no engajamento à causa em favor da pessoa com deficiência. Para ela, a disseminação da informação é essencial no apoio. “É preciso que a comunidade entenda e tenha a sensibilidade de agir para colaborar. Portanto, este Seminário surge em um momento onde se precisa debater sobre o assunto e trazer mais para perto estas pessoas que necessitam do aparato do Governo”, falou em discurso de acolhida.

O Seminário está sendo promovido numa parceria entre Prefeitura de Morrinhos, Secretaria de Desenvolvimento Social, Conselho Municipal de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Ministério Público do Trabalho e Fórum Goiano de Inclusão no Mercado de Trabalho das Pessoas com Deficiência. O bate-papo e as apresentações,  tiveram tradução em libras, não só abordaram questões referentes à inclusão no ambiente de trabalho, mas também ampliaram o conhecimento do público sobre os desafios da pessoa com deficiência perante a sociedade.

O vice-prefeito ressaltou a importância da criação deste espaço de debate, uma vez que o Estatuto da Pessoa com Deficiência modifica uma série de questões relacionadas a abordagens jurídicas que precisam ser analisadas e refletidas. “A realização deste seminário é uma maneira de tratar do assunto, aprofundá-lo e, com isso, permitir que haja definitivamente a concretização dos direitos definidos na lei para essas pessoas”, disse Dr. Tércio.

O prefeito Rogério também relatou ações já desenvolvidas em prol da acessibilidade no município. “Já construímos rampas de acessibilidade pela cidade, reformamos unidades escolares e ampliamos prédios públicos conforme determina a lei. Temos também um grande projeto na Escola Alice Ferreira, que contempla esta questão e propicia incentivos aos alunos com deficiência”, ressaltou reafirmando o compromisso da Prefeitura em contribuir com a discussão de temas relevantes que auxiliem na melhora da qualidade de vida das pessoas, neste caso com deficiência, e consequentemente no desenvolvimento regional.