OK DSC_1866

OK DSC_1753

A Prefeitura de Morrinhos, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, em parceria com as secretarias municipais de educação e saúde, realizou a abertura da programação da Semana da Mulher 2016, com o objetivo de homenagear as mulheres da comunidade morrinhense, nesta sexta-feira, 4 de março, no Centro Administrativo Municipal.

Na abertura aconteceu um café da manhã especial para as servidoras púbicas municipais, além de uma palestra sobre os direitos femininos, com a Superintendente Executiva da Secretaria da Mulher e Igualdade Racial, Gláucia Maria Teodoro Reis.

A programação contou com apresentações da Banda Lira Santa Cecília; do Grupo de Dança do Núcleo de Assistência Social Bolsa Família do Setor São Francisco de Assis, interpretando a música “Amigos para Sempre”; do Grupo de Dança das Idosas do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Grupo de Balé do Núcleo de Assistência Social Bolsa Família do Setor São Francisco de Assis, interpretando a música “Quebra Nozes”.

Durante a solenidade, a Secretária Municipal de Educação, Fabiana Toledo, falou sobre os direitos e o espaço conquistado pela mulher ao longo dos anos, mostrando histórias inspiradoras de mulheres destaques em suas áreas de atuação, em diferentes épocas.

Ela também fez um resumo falando sobre a origem do Dia Internacional da Mulher, quando operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iork, fizeram uma grande greve. A manifestação foi reprimida com total violência, a fábrica foi incendiada e cerca de 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Segundo a primeira dama e Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Terezinha Amaral, homenagear as mulheres é uma forma de dizer o quanto elas são importantes para a sociedade e a família. “As mulheres são como diversas cores de um arco-íris. São diferentes, mas cada uma tem o seu brilho especial, e desempenham seu papel com maestria no mercado de trabalho, como mães e esposas”, incentiva.

“Parabenizo o município de Morrinhos pela iniciativa de valorizar as mulheres, através da criação da Superintendência da Mulher e Igualdade Racial (Semira). Isso evidencia uma preocupação especial para com os direitos das mulheres, que infelizmente, ainda enfrentam muitas desigualdades. Ainda temos muito para avançar e conquistar”, pondera a Superintendente Executiva da Secretaria da Mulher e Igualdade Racial, Gláucia Maria Teodoro Reis.

Na oportunidade, o prefeito Rogério Troncoso anunciou oficialmente a implantação da Clínica da Mulher. As adequações devem ser feitas nos próximos dias, sendo que a obra deve ser concluída dentro de quatro meses. Esta será uma unidade médica especializada no atendimento à mulher, pois vai oferecer consultas e exames específicos para o público feminino.

Rogério Troncoso salientou as conquistas femininas ao longo dos anos, mas lembrou que ainda é preciso quebrar preconceitos e desigualdades sociais. “Ainda há muito por fazer. Mas o Brasil é um País privilegiado, se comparado a outros, com relação ao respeito dos direitos das mulheres. No entanto, ainda temos muito a avançar, principalmente no engajamento do público feminino nos cargos eletivos municipais, estaduais e federais. Queremos incentivar todas vocês a conquistarem seu espaço na família, na sociedade, no mercado de trabalho e a participarem ativamente na luta eleitoral”, enfatiza.

Inauguração da Semira
Um dos avanços para beneficiar as mulheres morrinhenses foi a inauguração da nova sede da Superintendência da Mulher e Igualdade Racial (Semira), um espaço reservado para que as mulheres, vítimas de violência e violação dos seus direitos, possam procurar ajuda e orientação.

Um exemplo disso foi que por ocasião da abertura da Semana da Mulher, em Morrinhos, elas receberam atendimentos nas áreas de assistência social, jurídica e psicológica, além de aferição de pressão, maquiagem, Bolsa Família, CRAS e CREAS. O atendimento foi feito pela Unidade Móvel de Acolhimento às Mulheres, um projeto do Governo Federal, que visa aproximar as políticas públicas do público feminino, quebrando barreiras e derrubando preconceitos.

Sheila Ribeiro Ferreira é servidora do município e trabalha como agente de endemias. Ela procurou a Unidade Móvel de Atendimento para receber orientações jurídicas. “Essa unidade móvel facilita o nosso acesso a esse tipo de serviço, tendo em vista que temos esta oportunidade próxima da gente. Vim buscar o conhecimento de algumas leis a fim de lutar para elas sejam colocadas em prática”, finaliza.

No encerramento foi servido um almoço para todas as mulheres, no Centro de Artes.

OK DSC_1579

OK DSC_1610