DSC_0004

O 4º Mutirão contra a Dengue da última terça-feira, 26 de janeiro, deu continuidade às ações de combate à dengue no município. Foram visitados 3.051 imóveis, totalizando 162 quadras. Os agentes vistoriaram 4.237 imóveis, entre casas e lotes, e encontraram focos de dengue em 35. Além disso, 1.186 deles estavam fechados e moradores de 18 residências não aceitaram a visita nos setores Jardim Romano, Genoveva Alves, Jardim Goiás, Jardim Venezuela, Vila Santa Rosa e Vera Cruz. A iniciativa foi realizada pela Prefeitura de Morrinhos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Departamento de Posturas, Bombeiros Militares e os agentes de saúde e de endemias.

A iniciativa teve como objetivo evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, eliminando os criadouros do mosquito nas residências e nos lotes baldios do município, através da orientação e da participação dos moradores.

Participaram da ação o Prefeito Rogério Troncoso, Secretário Municipal de Saúde, André Luiz, Coordenador Geral da Estratégia em Saúde da Família (ESF), José Ricardo Mendonça, juntamente com os agentes comunitários de saúde e de endemias, Departamento de Posturas e Corpo de Bombeiros de Morrinhos, dentre outras lideranças.

De acordo com o prefeito Rogério Troncoso, a realização dos mutirões no período de chuvas é muito importante exatamente porque nesta época do ano a incidência de casos de dengue é maior. “Estamos visitando as casas, olhando os lotes vagos, orientando as pessoas e retirando tudo que possa acumular água parada. Precisamos da participação da comunidade morrinhense aliada aos esforços do poder público local nesta luta contra o Aedes Aegypti”, ressalta.

Segundo ele, neste ano, foram registrados apenas 22 casos de dengue em Morrinhos até agora. Isso significa que a incidência diminuiu em comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram registrados 70 casos, em janeiro do ano passado. “Vemos que a comunidade tem se esforçado e nos ajudado a eliminar os focos do mosquito transmissor da dengue, Chikungunya e Zika Vírus, através de um trabalho contínuo durante todo o ano. Também contamos com a participação e o envolvimento das igrejas, sociedades civis organizadas, empresas e clubes de serviço, que tem nos ajudado muito”, declara o prefeito morrinhense.

A expectativa é vistoriar todos os imóveis de Morrinhos até o final deste mês de janeiro, apesar dos agentes terem encontrado algumas residências fechadas. Contudo, segundo o prefeito Rogério Troncoso, boa parte das casas de Morrinhos já foram visitadas, sendo que esta etapa do trabalho deverá ser concluída nos próximos dias.

DSC_0012

Por Ellen Ribeiro