OK DSC_2964

OK DSC_2968

O Mutirão contra a Dengue desta segunda-feira, 21 de março, visitou 2.717 residências nos bairros Jardim América, Vila Nova, Olinto Cândido, São Pedro, São Francisco de Assis e Santa Fé. A ação deu continuidade às ações de combate à dengue no município. No total foram visitados 3.760 imóveis, entre casas e lotes. 1.035 deles estavam fechados, sendo que foram encontrados 5 focos de dengue e 8 casas recusaram a visita dos agentes comunitários de saúde e de endemias.

A iniciativa foi da Prefeitura de Morrinhos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Departamento de Posturas, Bombeiros Militares e o Departamento de Endemias. A ação teve como objetivo evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, eliminando os criadouros do mosquito nas residências e nos lotes baldios do município, através da orientação e da participação dos moradores.

De acordo com o prefeito Rogério Troncoso, a realização dos mutirões é muito importante, pois caracteriza uma ação efetiva contra a dengue. “Estamos visitando as casas, olhando os lotes vagos, orientando as pessoas e retirando tudo que possa acumular água parada. Precisamos da participação da comunidade morrinhense aliada aos esforços do poder público local nesta luta contra o Aedes Aegypti”, ressalta.

Segundo ele, nos primeiros meses de 2016, foram registrados apenas 59 casos de dengue confirmados, além de 157 casos notificados, 92 descartados e 6 ainda estão em análise, no período de janeiro a março deste ano. Isso significa que a incidência diminuiu em comparação ao mesmo período do ano passado. “Vemos que a comunidade tem se esforçado e nos ajudado a eliminar os focos do mosquito transmissor da dengue, Chikungunya e Zika Vírus, através de um trabalho contínuo durante todo o ano. Também contamos com a participação e o envolvimento das igrejas, sociedades civis organizadas, empresas e clubes de serviço, que tem nos ajudado muito”, declara Rogério Troncoso.

A expectativa é vistoriar todos os imóveis de Morrinhos, priorizando os bairros com maior incidência de focos de dengue. Neste ano, já foram realizados três mutirões em diferentes bairros da cidade e a previsão é fazer mais três arrastões de combate ao Aedes Aegypti até o final de junho.

OK DSC_2950

OK DSC_2956