OK DSC_0041

OK DSC_0075

A Prefeitura de Morrinhos, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar e do Conselho Municipal de Segurança Alimentar (COMSEA), realizou nesta sexta-feira, 19 de junho, a 1ª Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional, no Auditório da Associação Comercial e Industrial de Morrinhos (ACIM).

O evento contou com a participação de representantes de 48 municípios da Região Sul de Goiás e de várias regiões rurais de Morrinhos. Estiveram presentes o prefeito Rogério Troncoso, Secretário Municipal de Agricultura Familiar, João Donizeti, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Morrinhos, Uelson Narciso, Secretário Executivo Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (CONESAN-GO), Nirlan Arruda de Abreu, Gerente Regional da Emater, Edgar Rodrigues, Gerente da Merenda Escolar do Estado de Goiás, Bianka Moraes Jordão, Presidente da CONESAN do Estado de Goiás, Dinair Pereira Duarte, Presidente da COOPSAFRA, Joana Darc Ribeiro e Presidente da COOPERFAT de Morrinhos, Divino Goulart.

A 1a Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional teve como objetivo reforçar o conceito de alimentação adequada e saudável, com a definição de políticas, diretrizes e recursos para o setor de merenda escolar de vital importância para o município de Morrinhos.

“Todos os alimentos que chegam às nossas mesas dependem dos produtores rurais. Estamos trabalhando para melhorar a qualidade deles cada dia mais, através da implantação do Serviço de Inspeção Municipal, e do acompanhamento do processo produtivo”, salienta o prefeito Rogério Troncoso.

“Temos contado com total apoio do prefeito Rogério Troncoso em todas as áreas, especialmente no que se refere aos projetos para beneficiar os produtores rurais de Morrinhos”, destaca o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Morrinhos, Uelson Narciso.

Programação
A programação do dia foi recheada de palestras e diversos debates. Às 8 horas da manhã aconteceu a recepção e o credenciamento dos participantes; às 9 horas houve a abertura com composição da mesa; às 10 horas, o Secretário Executivo Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, Nirlan Arruda de Abreu, ministrou a palestra “A Importância do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional”; às 10h30min, o professor Anselmo Afonso Golynski, do IF Goiano Campus Morrinhos, falou sobre a influência dos agrotóxicos na alimentação; às 11 horas, a Nutricionista Viviane Oliveira da Cunha, discutiu sobre obesidade com os presentes; às 11h30min, a Gerente da Merenda Escolar do Estado de Goiás, Bianka Moraes Jordão Sousa, debateu sobre Merenda Escolar e Qualidade de Alimentação; às 12 horas, o Secretário de Agricultura Familiar de Morrinhos, João Donizeti, falou sobre o trabalho realizado em Morrinhos pela COOPERFAT. Após o almoço aconteceu vários trabalhos em grupo, a apresentação dos trabalhos em plenário e a Escolha dos Delegados para representar Morrinhos na Conferência Estadual de Segurança Alimentar.

OK DSC_0058

OK DSC_0067