A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, atualiza, nesta terça-feira (12), os números de casos de Dengue no Município de Morrinhos em 2016. De acordo com o relatório, nas duas últimas semanas, as de número 13 e 14 deste ano, foram registradas 36 notificações, das quais 3 foram descartadas, 30 confirmadas e 3 estão em laboratório para análise.
Os números do relatório semanal confirmam que os meses de pico da proliferação do Aedes aegypti são mesmo março, abril, maio e junho, quando as chuvas vão diminuindo e o sol quente vai prevalecendo, fatores propícios para o surgimento de maior número de criadouros do mosquito, transmissor da dengue e também da chikungunya e da zika.
“É exatamente agora nesses quatro meses que todos devem redobrar os cuidados para evitar a proliferação do mosquito. Não podemos descuidar, eliminando tudo que pode acumular água parada, principalmente dentro de nossas casas e em nossos quintais. Não podemos deixar o mosquito nascer, porque vivo, ele pode matar”, enfatiza Josyane Cruvinel, coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Municipal de Saúde.
Nos primeiros meses de 2016, houve uma redução expressiva nos números de casos de dengue, em Morrinhos, como resultado das inúmeras ações emergenciais, como os mutirões, que a Prefeitura vem realizando incessantemente em todos os bairros da cidade, objetivando eliminar os criadouros do mosquito transmissor da doença.
“Enquanto em outros municípios do estado de Goiás, o número de casos de dengue cresce todos os dias, Morrinhos tem o privilégio de registrar cada vez menos casos confirmados de dengue clássico e nenhum de chikungunya ou de zika. É o resultado altamente positivo da mobilização da Prefeitura e de toda a população, que estão cada vez mais empenhados na difícil tarefa de combater o terrível mosquito Aedes aegypti e, se cada um continuar fazendo a sua parte, eliminando todos os seus criadouros, a tendência é termos uma cidade com um número cada vez menor de casos de dengue”, pontua a coordenadora.
Governo da Cidade de Morrinhos. O Povo em Primeiro Lugar!
Redação e fotos: Assessoria de Comunicação Social (Assecom)
Por Jorivê Siqueira