Novos Conselheiros Tutelares começam a trabalhar nesta segunda-feira (11), mas posse oficial será no próximo dia 27 de janeiro de 2015

cmdca

Os cinco novos membros titulares e suplentes do Conselho Tutelar de Morrinhos, eleitos no dia 04 de outubro último, começam a desempenhar efetivamente suas atividades nesta segunda-feira, 11 de janeiro, mas somente serão oficialmente empossados no próximo dia 27. A informação é da Secretaria de Desenvolvimento Social, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) justificando que o adiamento da posse oficial se deve ao fato de que a maioria dos integrantes do Conselho encontra-se de recesso, inclusive a secretária de Desenvolvimento Social, Terezinha Amaral.

A cerimônia de posse oficial dos novos conselheiros, prevista para o dia 27 de janeiro, deve ser aberta a todos os cidadãos e deverá ser realizada com a presença das autoridades locais. Na oportunidade, uma palestra sobre a importância e o papel do conselheiro tutelar será feita por um integrante do CMDCA.

Os novos membros vão atuar no enfrentamento à negligência, à violência física e psicológica, à exploração sexual e a qualquer forma de violação de crianças e jovens, de acordo com as atribuições previstas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Os conselhos tutelares compõem a rede de proteção à infância e à adolescência e são uma forma de controle social.

Os novos membros do Conselho Tutelar de Morrinhos, como aconteceu em todo o País, foram eleitos pelo voto direto, secreto, universal e facultativo de cidadãos e cidadãs, devidamente inscritos na Justiça Eleitoral.

Os novos membros titulares do Conselho Tutelar de Morrinhos, eleitos para um mandato de 04 anos, são os seguintes:

Titulares
Célia Aparecida R. Olerante, eleita com 334 votos;
Paulo Roberto da Silveira, com 297 votos;
Fábio de Aguiar Lara, com 261 votos;
Sebastião Valério Borges, com 221 votos e
Crisley Silva Santos, com 190 votos.

A principal atribuição do Conselheiro Tutelar é zelar e defender os direitos de crianças e adolescentes que forem ameaçados ou que tiverem seus direitos violados.

M
M
M
M
M
M
M
M

Governo da Cidade de Morrinhos
O Povo em Primeiro Lugar
Por Jorivê Siqueira