Prefeito apresenta balanço das ações de enfrentamento ao coronavírus e pede população para impedir propagação de fake news

Por conta da pandemia do coronavírus, o prefeito Rogério Troncoso e o secretário de Saúde André Luiz têm utilizado as redes sociais para intensificar e agilizar as informações sobre as ações do Poder Público Municipal direcionadas à prevenção da propagação do coronavírus. Em ‘live’ transmitida no início da tarde desta segunda-feira, 25, os gestores afirmaram que a cidade segue com: cinco casos confirmados para a doença; seis em análises; dois pacientes curados e nenhum óbito (números contabilizados exclusivamente pelo município – sem informações da Secretaria de Estado). Ambos, juntamente com o procurador Rafael Rodrigues, elencaram inúmeras iniciativas e serviços elaborados para minimizar os impactos da Covid-19. Eles também apresentaram laudo do Laboratório Lacen constando ausência do vírus através de exames feitos em servidor da Prefeitura que faleceu no último sábado.

O prefeito também antecipou que, nos próximos dias, os profissionais do Departamento da Posturas deverão passar de comércio em comércio entregando selo de aprovação aos que realmente estão cumprindo às determinações da Prefeitura Municipal, além de autuar e multar todos que forem flagrados sem máscaras e estiverem ocasionando aglomerações. Rogério disse que a Polícia Militar e os fiscais do município intensificaram os trabalhos e tiveram respostas positivas neste fim de semana. O gestor reforça que não há necessidade de pânico ou alardes ocasionado por sensacionalismo nas redes sociais, fomentando assim, que os cidadãos devem se munirem de informações oficiais do município por meio da Assessoria de Comunicação. “Todos os casos confirmados ou suspeitos estão sendo monitorados pela nossa Secretaria de Saúde. Temos respaldo do Governo Estadual e do Ministério da Saúde com relação ao atendimento de nossos profissionais para esse momento de pandemia. Podem ficar tranquilos que qualquer informação será divulgada através de nossa Assessoria de Comunicação. É mportante a população tomar cuidado com as fake news e julgamentos precipitados. No caso do seu Gesmar, fica aqui o meu abraço aos familiares. Ele sempre foi um servidor brilhante e que merece nossa admiração”, enfatiza o prefeito dizendo que o poder público traz transparência na divulgação dos casos e que muitas vezes há divergências com a Secretaria de Estado devido o paciente residir ou procurar atendimento em outra cidade.

Em seu pronunciamento, André Luiz voltou a salientar a importância da manutenção das restrições, como o distanciamento social, e demais protocolos de higienização recomendados pelos órgãos de saúde. Ele também clamou sobre a disseminação de notícias falsas, que tem colocado o trabalho da pasta da saúde em risco, em função da rapidez com que estas veiculações tomam as mídias sociais e por criarem um fato que não existe. “Reforçamos a importância de que as pessoas enxerguem o afastamento social como uma necessidade. Embora nós saibamos que algumas atividades seguem sendo realizadas, elas devem ser executadas com orientação e máximo cuidado para que haja higienização. Com relação ao exame de nosso saudoso motorista, obtivemos a resposta negativa, graças a Deus. Nos resta rogar a Deus consolo aos amigos e familiares e o descanso eterno para alguém que muito contribuiu em prol de nossa cidade”.

 

Laudo – G