Com o Teatro Juquinha Diniz lotado, aconteceu nesta quinta-feira, 11 de maio, o Fórum de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes. O evento reuniu autoridades, profissionais, estudantes e o público em geral para discutir programas de proteção aos menores. A iniciativa integra o projeto “Faça Bonito”, coordenado pela prefeitura de Morrinhos, através da Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social.

A coordenadora do Creas, Cicília Rosa Souza, abriu o evento falando da importância do tema. “Temos muita clareza da seriedade que envolve a violência contra nossas crianças. Precisamos sempre realizar profundas discussões e também  colaborar para a construção e fortalecimento das políticas que garantam efetivamente a proteção de crianças e adolescentes”, disse.

O evento teve início às duas da tarde com coreografia da música “Choro de Criança” realizada pelas alunas do Centro de Artes e apresentação da canção “Deixa eu te usar”, com interpretação de Leidiane Ribeiro e participação de integrantes do Núcleo de Assistência Social do setor São Francisco de Assis.

Em seguida houve a formação da mesa e um breve pronunciamento dos membros. Todos desejaram as boas vindas e sucesso para o evento voltado à proteção de crianças e adolescentes de Morrinhos.

“Estou muito feliz por ver a sociedade se mover em favor dessa causa. Boa parte dos casos que chegam ao Creas deve-se através das visitas realizadas pelos nossos agentes comunitários de saúde. O nosso sistema funciona e juntos trabalhamos para a redução desses índices”, declarou o secretário de Saúde, André Luiz Dias Mattos.

A secretária de Educação, Fabiana Toledo, afirmou que toda a rede de ensino é capacitada para auxiliar as vítimas. “É muito importante o papel do professor, pois atuam como multiplicadores. Eles orientam e esclarecem dúvidas acerca do tema, que é um problema a ser enfrentado com responsabilidade pela sociedade”, comentou a secretária que posteriormente entregou ao público recadinhos dos alunos sobre “O que eu espero dos adultos?”.

“Essa data reflete o mês das mães que por sinal dão vida a todos. Elas são as ferramentas principais de apoio aos seus filhos, portanto, devem estar atentas e proteger com muito amor e carinho. Que nossas crianças e adolescentes estejam sempre amparados por Deus”, declarou a primeira-dama, Terezinha Amaral.

O prefeito Rogério Troncoso agradeceu a presença de todos e afirmou da importância do tema. “Esse fórum bate de frente com o problema do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, procurando soluções e debatendo o assunto de forma aberta. A denúncia é essencial para o trabalho do CREAS e do Conselho Tutelar.  Devemos fazer a nossa parte, além de conversar com as crianças e adolescentes de nossa. Agradeço pela participação e conto com todos na caminhada”, disse o líder do Executivo.

O ponto alto do evento foi à palestra da juíza de Direito, Patrícia Dias Bretas. Ela expôs entre outras coisas a importância do apoio a estas crianças e adolescentes vítimas da violência. Salientou sobre os aspectos legais e a arbitragem de severas penas. Ela abordou também iniciativas de sucesso no combate à exploração de crianças e adolescentes.

“O objetivo é sensibilizar e envolver autoridades, entidades civis, religiosas e judiciárias, agentes comunitários de saúde e endemias, professores e toda a população de Morrinhos em uma grande mobilização, a fim de romper essas práticas de abuso contra crianças e adolescentes. O judiciário está sempre apto para fortalecer as políticas de proteção já existentes e colaborar para com todos os morrinhenses”, finalizou a juíza.

 

Participação

O evento contou com a participação do promotor Rubens Rosa Júnior; subsecretária Regional de Educação, Sandra Bessa; chefe da 3ª Delegacia de Polícia Rodoviária Federal, Cláudio Dragalzew; subcomandante da Polícia Militar de Morrinhos, capitão Weslei Ferreira da Silva; vereadores e secretários municipais; Conselho Tutelar, Polícia Civil e entre outras autoridades.