Prefeitura promove evento de Conscientização da Violência contra o Idoso

Aconteceu na manhã desta quarta-feira, dia 13 de maio, mais um Encontro de Mobilização do Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, promovido pela Prefeitura de Morrinhos, em conjunto com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social através do Conselho Municipal do Idoso. O prefeito Rogério Troncoso, a primeira-dama Terezinha Amaral e o vice-prefeito, Dr. Tércio Menezes, prestigiaram a programação ao som da canção “Tocando em Frente”.

A atividade realizada na Vila Vida, com o tema: Proteja Seu Futuro, teve como objetivo mostrar as diversas formas de violência pelas quais passam as pessoas nesta faixa etária e as violações de seus direitos. Na abertura, as autoridades saudaram a todos e se pronunciaram, ressaltando que o poder público municipal apoia ações direcionadas exclusivamente aos cidadãos idosos.

O prefeito Rogério destacou a necessidade de se ter uma atenção especial com os idosos, protegendo-os de todas as formas de violência, seja no trânsito, seja de agressões, negligência, omissão, abandono. “Nesta gestão, estamos trabalhando de forma integrada para cuidar cada vez melhor dessas pessoas que tiveram a bênção de chegar a esta idade e com quem podemos aprender muito”, concluiu.

Conforme a coordenadora do Creas, Cecília Rosa, há um número grande de denúncias sobre violência contra os idosos na cidade. “Violência não é apenas um tapa, um empurrão. Apoderar do dinheiro deles também é uma das práticas comuns que temos vivenciado. As agressões verbais doem tanto quanto a violência física. Por isso, denuncie!”, apelou ela.

A secretária Terezinha lembrou sobre o atendimento especializado que é oferecido no Cras e Creas bem como no Centro Idade Feliz. “Existem equipes multidisciplinar que fazem um acolhimento especial para este público. A atenção para eles é garantida. Nós amamos os idosos por isso os protegemos”.

Na solenidade, a Prefeitura homenageou a senhora Jovita Leite que completou 101 anos de vida neste dia. Alunos da Escola Mãozinha de Ouro declamaram poesia e leram às Leis feitas pelos mesmos em favor da comunidade idosa. A Orquestra de Violeiros Chico Flor e o Grupo Companhia de Senhoras do Cerrado abrilhantaram a programação.

A coordenadora do Cras, Rosalice Corcelli, por meio de teatro demonstrou a realidade enfrentada pelos idosos. Após realização da programação de cerimonial, o público assistiu à palestra com o psicóloga Mônica Letícia Costa e participou de uma dinâmica com as coordenadoras dos programas sociais.

Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra Pessoa Idosa

Esta data, celebrada no dia 15 de junho, foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, e tem como objetivo garantir o envelhecimento da população longeva de forma saudável e tranquila, com dignidade, na prevenção da violência e na identificação e no encaminhamento correto de casos de violência.