Morrinhos promove Fórum pelo Dia de Combate ao Trabalho Infantil

Nesta terça, 12 de junho, é celebrado o Dia Mundial e Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, que possui como principal objetivo alertar a comunidade em geral e os diferentes núcleos do governo sobre esta realidade que se mantém corriqueira em diversas regiões do Brasil inclusive no município de Morrinhos.  Para marcar a data, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social promove ação neste dia, no Teatro Juquinha Diniz, às 13h30, com o tema: III Fórum das Ações Estratégicas do Peti.

Trabalho Infantil você não vê, mas existe!

A proposta do evento é a divulgação do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) de Morrinhos. Além da equipe do programa, vão participar do encontro profissionais do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e representantes do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente.

A programação do evento terá mobilizações e distribuição de material impresso sobre o Peti, além de informações sobre os objetivos e metas da luta pelos direitos humanos de crianças e adolescentes.

“A principal arma contra o trabalho infantil é a intensa sensibilização civil contra a exploração das crianças e adolescentes, que constitui uma grave violação aos direitos humanos fundamentais”, avalia a orientadora social, Dalva Divina Barbosa.

Peti

O Peti está vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social e tem como objetivo retirar crianças e adolescentes menores de 16 anos que estejam trabalhando, exceto aqueles na condição de menor aprendiz. O programa, além de assegurar transferência direta de renda às famílias, oferece a inclusão das crianças e dos jovens em serviços de orientação e acompanhamento.