Projeto fomenta o teatro ao interior do Estado

O Projeto Oficina Teatro 6 – “Pro­cesso de Criação do Ator no Método da Triangulação na Cena de La Fontaine”, do Grupo de Theatro Arte e Fogo, está chegando em Morrinhos. A ação passou por 16 municípios goianos, vem para a cidade no dia 19 de novembro e permanecerá até 24. As inscrições estão sendo realizadas na Superintendência Municipal de Cultura e conta ainda com o apoio da Prefeitura.

De acordo com o superintendente José Henrique Machado, o curso visa oferecer a professores, grupos de teatro locais, alunos ou demais interessados, oficinas de teatro para a formação de atores, montagem de textos com referência nas fábulas de La Fon­taine e debates com as comunidades, buscando a formação de público. “Trata-se de uma semana inteira, quando grupos de até 30 participantes entram em contato com o universo do teatro, da interpretação e na concepção e construção de personagens. O projeto encerra a passagem pelo município com a montagem de um espetáculo com os participantes da oficina”, declarou deixando a superintendência à disposição para esclarecimentos acerca do assunto.

O método utilizado é proposto por Ana Mae Barbosa que consiste em Ver, Contextualizar e Fazer. Serão utilizadas também técnicas de outros dramaturgos e teatrólogos. Esta é a 6ª edição do projeto que tem como principal função favorecer a descentralização da arte, expandindo as ações artísticas para as cidades do interior do estado de Goiás. O “Ofi­cinTeatro 6” foi contemplado pelo Edital de Fomento aos Territórios Goianos do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás 2017.

“O Oficin Teatro tem o poder de reativar grupos que es­tavam inativos no interior do Estado, pois o trabalho valoriza e estimula o artista. No encer­ramento do projeto eles são os prota­gonistas, já que são eles que apresen­tam, em cada município o espetáculo final como resultado das oficinas. Mui­tas pessoas que fizeram as oficinas em edições passadas hoje estão fazendo universidade de artes cênicas, se pro­fissionalizando na área teatral. A vida cultural nestes municípios por onde a gente passa também cresceu. Então é muito prazeroso fazer este projeto e vir para Morrinhos também”, afirmou o ator e oficineiro do projeto, Semio Carlos.

Os interessados nas oficinas de teatro devem se inscrever na Superintendência de Cultura ou entrar em contato pelo telefone (64) 3417.2145.