Prefeitura de Morrinhos inaugura Unidade Básica de Saúde do setor Noroeste

Saúde é um dos setores que recebem atenção especial da administração pública de Morrinhos. Prova disso, é a inauguração da Unidade Básica de Saúde que leva o nome do saudoso Antônio da Lucinda, realizada nesta segunda-feira (14 de maio). Foram aplicadas receitas de impostos municipais em equipamentos e mobiliários e transferências federais através do deputado Fábio Sousa. A noite foi de comemoração para o prefeito Rogério Troncoso, o vice Dr. Tércio Menezes, o deputado estadual Chiquinho de Oliveira e para o secretário de Saúde, André Luiz Dias Mattos.

“Esta obra faz parte de um contexto daquilo que nos propusemos a mudar na estrutura física da saúde do município. O objetivo é propiciar um melhor atendimento aos pacientes e melhor condição de trabalho aos servidores da saúde. O resultado é mais qualidade de vida a toda a população”, enfatizou o prefeito Rogério Troncoso cumprimentando e emocionando os familiares do homenageado com relatos sobre o legado deixado de amor, paz e oração.

O Hospital Municipal preconiza que 80% dos casos de saúde se resolvem na atenção básica, apenas 15% evoluem para média complexidade e 5% para alta complexidade, lembrou o vice-prefeito, Tércio Menezes. “Portanto, Morrinhos prova mais uma vez que sabe investir e cuidar da saúde da sua população”, comentou ele também se recordando dos bons momentos vividos com Antônio da Lucinda, seu amigo ex-colega de parlamento.

Moradores da região noroeste elogiaram a estrutura depois de conhecerem as instalações da nova UBS. “Ficou maravilhoso, um bom local para ser atendida”, disse a dona Karina Morais. “É de última geração a estrutura”, completou o aposentado José Agostinho.

O secretário de Saúde, André Luiz, comemorou a entrega das obras. “Essa é uma obra que era esperada pela comunidade. Essa UBS vai oferecer serviços de muita qualidade aos seus usuários. São diversas famílias que serão beneficiadas. É com muita alegria e satisfação que inauguramos. Os meus agradecimentos especiais à equipe de Saúde bem como aos motoristas de ambulâncias que não medem esforços para trabalhar em favor da comunidade”.

A UBS abrange oito bairros residenciais que serão beneficiados pelo serviço. No total, são quase 300 metros quadrados construídos e 600 metros de área geral. As instalações oferecem consultórios médicos, salas de enfermagem, odontológica, vacinas, curativos, esterilização e inalação, além de banheiros, recepção, áreas administrativas, copa, área de serviços e espaço adequado para o trabalho dos agentes de saúde. A equipe de profissionais é formada por enfermeiros, médico clínico geral, auxiliares de enfermagem e também por auxiliares de serviços gerais e técnico administrativo.

De acordo com o secretário André Luiz, a UBS trabalha com a Estratégia Saúde da Família. Além de oferecer consultas nas áreas de clínica geral e pediatria, a UBS realiza inúmeros atendimentos na área de enfermagem, oferecendo serviços como curativos, retiradas de pontos, vacinação adulta e infantil, verificações de pressão arterial, inalações, administração, avaliações, acompanhamento dos usuários inscritos nos programas de Hipertensão Arterial, Diabetes, Planejamento Familiar, Pré-Natal dentre outros.

Homenagem

Após o corte da fita no hall da nova unidade de saúde, o público presente foi convidado a conhecer as instalações da UBS, que foi representado na cerimônia pela esposa e filhos. Agricultor, estudioso da doutrina espírita e ex-vereador dedicado às famílias do município, o homenageado contribuiu para a fundação da Comunidade Espírita Antoninho de Mármore com seu trabalho de oração e era casado com Dona Ana Mariana, com quem teve quatro filhos, seis netos e uma bisneta.

Quem prestigiou a inauguração da nova UBS

Secretariado: Fabiana Toledo (Educação), Cleyton Martins (Obras) e Paulo de Tárcio (Desenvolvimento Econômico). Vereadores: Wellington Dias, Núbia Ferreira, Laviery Silva, Maycllyn Carreiro, Ronilton Cândido, José Falagrossa, Dorvil Leite, Tiãozinho do Ônibus. Representantes de entidades: Haley Moreira (Saneago), Paulo Roberto (Conselho Tutelar), Sirlene Estevão (assessora do deputado Fábio Sousa). Polícia Militar: tenente coronel William Rosendo e capitão Weslei Silva. Moradores, servidores da prefeitura e comunidade.