A Prefeitura de Morrinhos, através da Secretaria de Saúde, está mobilizando a comunidade em mais uma Campanha de orientação e prevenção ao Câncer de Mama, com a realização do Outubro Rosa. Durante a manhã desta quinta-feira, 25 de outubro, foi a vez dos usuários da UBS Sul dos Pomares receberem orientações, folhetos e material ilustrativos acerca do tema. O local contou com a visita do Prefeito Rogério Troncoso e do secretário André Luiz.

O local está ornamentado com faixas e fitas na cor rosa, símbolos da campanha. De acordo com a enfermeira, Ana Sílvia, a Secretaria de Saúde lembra que este mês é voltado para campanha de combate ao câncer de mama. “O objetivo é a conscientização e visa alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. Quanto mais cedo for detectada a doença mais chances a paciente terá de cura”, comentou a coordenadora da Unidade Básica de Saúde.

As pacientes puderam participar também de palestra promovida pela equipe de profissionais do NASF com dia da beleza, atendimentos e realização de exames preventivos, de aferição de pressão e outros serviços, além da roda de conversa com médicos e enfermeiros. A unidade também disponibilizou o mural de motivação. “De forma objetiva, a ideia de alerta para a prevenção foi alcançada. Atualmente, o câncer não é mais sinônimo de morte, se for diagnosticado precocemente há grandes chances de cura. A informação sobre o assunto é fundamental para toda a comunidade morrinhense”, frisou André Luiz agradecendo o empenho dos colaboradores da UBS para a realização das ações preventivas.