Secretário de Saúde reúne para pactuar normas de saúde e cronograma de vacinação contra gripe

O secretário André Luiz Dias Mattos, na condição de gestor da Secretaria de Saúde de Morrinhos e vice-presidente do Conselho dos Secretários Municipais da Saúde (Cosems-GO) acompanhado de representantes da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), reuniram-se com o propósito de discutir a implementação de mais serviços e procedimentos da área da saúde de grande relevância para a população do interior. Tais questões foram tratadas com o secretário de Estado Leonardo Vilela. O encontro aconteceu em Goiânia nesta segunda-feira, 9 de abril.

Segundo André Luiz Dias Mattos, entre as questões também debatidas foram o estabelecimento de um cronograma do fluxo para internações em leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e calendário para vacinação contra a influenza. “A vacinação contra gripe em Goiás começa nesta semana. As salas de vacina do Sistema Único de Saúde dos 246 municípios goianos estarão preparadas para receber o público prioritário. Em Morrinhos e toda a região sul goiana também estarão em conformidade ao calendário da Secretaria Estadual de Saúde”, afirmou André Luiz satisfeito com o encontro e afirmando que apenas idosos com mais de 60 anos, crianças, gestantes, professores, trabalhadores da Saúde e pessoas que possuem doenças crônicas receberam a dose neste primeiro momento.

De acordo com o secretário da Saúde, Leonardo Vilela, o calendário específico para a população prioritária vai atender todo Estado de Goiás. “A logística de distribuição já foi previamente acordada e organizada pelo comitê de enfrentamento à influenza. A vacina para os grupos específicos é a influenza trivalente 2018 que protege contra os vírus que são de maior circulação em Goiás”, disse Leonardo comunicando que a campanha no estado começa 10 dias antes da nacional e que serão distribuídas 650 mil vacinas.