O Parque Recanto das Araras é um dos locais mais frequentados e um dos cartões postais de Morrinhos. Para manter limpo e bonito, o prefeito Rogério Troncoso fica atento e procura sempre soluções através das respectivas Secretarias. Prova disso é que ele está acompanhando os serviços de desassoreamento e limpeza do Lago Municipal. “Nossa expectativa é que o trabalho seja realizado de forma ininterrupta até o próximo mês, para devolvermos à população este belo local, utilizado como ponto de encontro para o lazer nos finais de semana, além de concentrar uma série de atividades e programações esportivas”, disse o prefeito.

A empresa contratada pela Prefeitura, sob o comando da Secretaria de Planejamento, deu início aos serviços para a retirada de areia e outros. Conforme a pasta, o objetivo principal das obras é deixar a bacia mais profunda para aumentar a capacidade de armazenamento de água. Uma draga é utilizada pelos trabalhadores para o desassoreamento do leito do lago.

As máquinas chegaram há uma semana e os trabalhos seguem em ritmo acelerado. “Não é possível fazer previsão de quanto tempo será necessário para remover toda a terra, areia e detritos que se acumularam no leito do lago. O andamento do serviço vai depender de vários fatores, inclusive o clima. Se chover forte, o trabalho será prejudicado”, comentou o secretário de Obras e Serviços, Cleyton Martins.

De acordo com o servidor da Assessoria de Planejamento, Valdir Fernandes, o trabalho de dragagem do lago se faz necessário, pois o assoreamento gera riscos também para a vida aquática. “No momento que entra uma nova quantidade de terra para dentro da água do lago, a quantidade de oxigênio, a transparência e a fauna aquática, assim como a flora também, sofrem esse impacto”, explica.

Assoreamento e Desassoreamento

O assoreamento é um processo que ocorre devido às chuvas, onde o solo é lavado e os sedimentos são transportados por escoamento em direção ao lago, onde de acumulam. Muitos recursos hídricos localizados na área urbana do município recebem através das chuvas, todos os resíduos e lixos depositados nas ruas e calçadas. Por isso o trabalho de manutenção da Prefeitura é essencial visando o desassoreamento do lago bem como a realização de campanha de conscientização das pessoas para que não joguem lixo nas ruas e façam o armazenamento correto dos materiais de construção deixados nas calçadas.