O município de Morrinhos foi premiado, nesta quarta-feira, 25 de julho, por uma experiência em saúde na mostra “Aqui Tem SUS” do 34º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), que reúne em Belém do Pará mais de cinco mil gestores de todo o País. O secretário de Saúde André Luiz, a nutricionista Paula Taynnara e a fisioterapeuta Marynare Santos comemoraram essa conquista para o NASF.

As duas experiências que Morrinhos levou – uma  com o tema “Peso Saudável” e a outra “Cuidados no Lar” foram bastante elogiadas. Delas, o projeto “Cuidados no Lar” foi escolhido como melhor experiência da região Centro-Oeste sendo agraciada com menção honrosa e premiação de R$ 10mil.

“É bastante importante mostrar para o Brasil o que o município de Morrinhos tem feito, principalmente nas ações de intersetorialidade, que é o grande diferencial destes dois trabalhos. Trouxemos ambos e um deles foi premiado. Isso é muito gratificante para os profissionais do NASF e para os gestores do SUS. Significa que estamos no rumo certo”, afirmou o secretário municipal de Saúde ao valorizar a forma democrática e coletiva que o NASF potencializa ação criativa de fazer saúde.

“Promoção de Saúde que visa atendimentos e orientações de fisioterapia no lar”. É o tema do trabalho premiado, que se destina ao acolhimento de pessoas acamadas ou com patologias respiratórias com uso de oxigênio terapia. “Este trabalho é muito importante para mim. É uma grande realização poder colaborar por mais qualidade de vida dos pacientes e uma grande honra ser premiada pela experiência que tem a participação de meus amigos do NASF Estou muito realizada e feliz. Obrigada a todos – família, amigos e pacientes”, declarou Marynare.

“O espaço deu a oportunidade para a divulgação das experiências bem-sucedidas da secretaria municipal de Morrinhos. O objetivo foi mostrar o Sistema Único de Saúde que dá certo, e partilhar conhecimentos capazes de trazer inspiração de saúde e gestores”, disse a coordenadora e nutricionista, Paula Taynnara parabenizando a proposta de Marynare de humanizar e qualificar o atendimento ofertando assistência com uma equipe multiprofissional.

A comitiva de Morrinhos recebeu a premiação das mãos do presidente do Conasems, Mauro Junqueira, e também do ministro da Saúde, Gilberto Occhi. A solenidade aconteceu no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia.