A Semana do Meio Ambiente foi celebrada nesta quarta-feira, 6 de maio, com Caminhada no centro de Morrinhos, reunindo alunos de escolas municipais, além de professores e diretores, saindo da Praça do Rotary e indo em direção a Praça do Mercado, onde ocorreu um abraço coletivo ecológico cercando o local de cartazes feitos com materiais recicláveis. A atividade foi organizada pela Prefeitura Municipal, sob coordenação da Superintendência de Meio Ambiente em parceria com a Secretaria de Educação.

“As atividades programadas buscam ampliar a conscientização quanto à importância de preservarmos o meio ambiente em nosso dia a dia, e por isso são diversificadas e para todas as idades. Parabenizo a todos que participam desta grande caminhada em favor da preservação de nosso Parque Natural Jatobá Centenário”, afirmou o prefeito Rogério Troncoso.

A secretária de Educação, Fabiana Toledo, falou da ação: “Na verdade já realizamos palestra em Escolas sobre o tema Meio Ambiente, pois acredito que a conscientização é o ponto de partida para termos uma cidade bem cuidada e principalmente quando nos referimos ao Parque Ecológico que é tradicional e cultural de nossa cidade, daí parte a importância de preservarmos”, declarou.

“É um envolvimento e participação da comunidade morrinhense, principalmente alunos, professores e diretores das Escolas. É um trabalho de recordação das atividades de meio ambiente que visam à consciência ecológica de todos. Essa caminhada promove a discussão dos objetivos do desenvolvimento sustentável, assim como nós já realizamos aqui no município em vários projetos na área de meio ambiente”, comentou o superintendente Letícia Vieira.

Gabriela Silva, aluna do 4º Ano da Escola José Cândido, disse ter gostado de participar da caminhada e considera importante a iniciativa de preservação da natureza. “Achei ótimo a caminhada, super saudável e os professores dizem que é preciso preservar o meio ambiente, pois há muito desmatamento e isso ajuda a salvar o planeta”, lembra a estudante.

O presidente da Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis, Flabson Gonçalves Barbosa, destacou a importância de participar do evento. “A Cooper Morrinhos como entidade que aderiu à ideia de preservação e a atitude das pessoas em separar os materiais recicláveis do lixo comum, além de preservar o meio ambiente, geram renda às famílias que lá desenvolvem o trabalho”.

O evento contou, mais uma vez, com o apoio da Prefeitura de Morrinhos, que mobilizou os órgãos municipais na estruturação do evento, como o trânsito e limpeza da cidade antes, durante e após o percurso. Durante toda a semana a Superintendência de Meio Ambiente e a Semed vão promover atividades voltadas para a Educação Ambiental.

Dia Mundial do Meio Ambiente

A data (5 de junho) foi estabelecida em 1972 com o objetivo de sensibilizar a opinião pública para a necessidade de proteger e valorizar o meio ambiente, e escolhida pela Assembleia Geral da ONU porque recorda o dia de abertura da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Humano (Estocolmo, 1972), que culminou com a criação do Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente).