Em reconhecimento ao trabalho de homens e mulheres que contribuem ou contribuíram com o progresso do município em diversas áreas de atuação, a Prefeitura de Morrinhos e a Câmara Municipal entregaram na noite da última quinta-feira, 7 de dezembro, no Espaço Monterrye, às Comendas da Ordem de Mérito Antônio Correa Bueno e  Coronel Hermenegildo de Morais, que representam as mais altas honrarias da Cidade dos Pomares. A Sessão Solene foi marcada também com a entrega de Títulos de Cidadão Morrinhense.

O evento contou com a presença do representante do governador Marconi Perillo, o secretário de Estado Alexandre Tocantins; do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Gilberto Marques Filho; do procurador geral de justiça, Benedito Torres Neto; dos deputados Célio Silveira e Chiquinho Oliveira; do presidente da Câmara Municipal, Wellington Dinas, todos os vereadores do município e autoridades municipais, além de amigos e familiares dos homenageados.

De acordo com o prefeito Rogério Troncoso, a entrega da Comenda é uma forma de reconhecer o trabalho de diversas pessoas pelos relevantes serviços prestados ao município e à comunidade morrinhense. “A comenda representa o maior reconhecimento que o poder público municipal concede àqueles que dedicam a vida para ajudar a cuidar da cidade e do nosso povo. Estamos homenageando pessoas que contribuíram para a formação econômica, social e administrativa da nossa cidade. Parabéns a todos”.

Para o vice-prefeito, Dr. Tércio Menezes, os novos comendadores seguem a prática de vida de pessoas, de honestidade e espírito coletivo. “São essas qualidades que também enxergamos nas personalidades que neste dia são agraciados com comenda que leva o nome deste homem público exemplar”, ressaltou parabenizando os homenageados.

O bispo Dom Antônio Fernando Brochini foi um dos agraciados. Ele se disse lisonjeado com a honraria que passa a ser um grande estímulo para desenvolver ainda melhor o seu trabalho em favor da Diocese de Itumbiara. “Emoção. Essa palavra define esse momento! Sinto-me muito lisonjeado, principalmente, por essa homenagem vir de uma administração séria e que valoriza as pratas da casa. É a primeira vez que um bispo é reconhecido por seu trabalho. Para a comunidade católica é uma grande honra”, acrescentou.

Para a magistrada Patrícia Carrijo, juíza de Direito da Comarca local, que também recebeu o Título de Cidadão Morrinhense, é uma felicidade ter esse reconhecimento do município que tão bem acolheu e que carinhosamente é a terra natal de sua família. “Essa bela cidade faz parte de mim. Boa parte de minha vida vivi e aqui. Essa terra é o local onde meus pais nasceram, por isso tem grande significado atuar aqui. Sinto-me muito feliz com esse reconhecimento. Obrigada a todos”, destacou.

Visionário

A honraria recebeu este nome em homenagem a Antônio Correa Bueno, considerado o fundador de Morrinhos. Segundo a história, ele era um idealista, homem de grande visão, que enxergou na região, uma imensa perspectiva de progresso e crescimento. Foi aí que decidiu se instalar com sua família nas terras, que mais tarde se transformariam no município de Morrinhos.

Confira os agraciados com às Comendas:

Drª Laura Maria Ferreira Bueno (Câmara)

Drª Jonisy Ferreira Figueiredo (Câmara)

Dr. Nelson Vilela Costa (Câmara)

Dr. Rubens Rosa Junior (Câmara)

Sr. Helenês Candido (Câmara)

Sr. Gilserone Ferreira Olerante (Câmara)

Sr. Carlos Marcos de Souza (Câmara)

Sr. Evair Inocêncio de Oliveira (Câmara)

Sr. Cláudio Andreas Dragalzew (Câmara)

Sr. Francisco Martins da Silva (Câmara)

Sr. Geraldo Fernandes da Cunha (Câmara)