Indústria e Comércio

ico

Paulo Tárcio Martins

Data de nascimento: 18/02/1954

Técnico de Contabilidade.

Casado há 35 anos com Maria Martins de Sousa, pai de 02 filhos.

Telefone:

(64) 3417-2006

DIAGNÓSTICO DO MUNICÍPIO DE MORRINHOS

1.      CARACTERIZAÇÃO DA ÁREA

a.       Dados Gerais:

Morrinhos é um município brasileiro que está localizado na região sul do estado de Goiás. Sua população estimada em 2008, era de 40.512 habitantes, segundo dados oficiais divulgados pelo IBGE. O nome Morrinhos foi escolhido para identificar a cidade, devido a existência de três acidentes geográficos na região: Morro do Ovo, Morro da Cruz e Morro da Saudade. A distância de Morrinhos até Goiânia (capital do estado de Goiás) é de 128 quilômetros com 95% Trecho todo duplicado, 336Km de Brasília (capital Federal), 56Km de Caldas Novas (maior estância hidrotermal do mundo) e a 40Km da Pousada do Rio Quente (Maior Parque Hidro Termal do Mundo).

Localizado estrategicamente na região sul do Estado, a 128Km de Goiânia, às margens da BR-153 com trecho totalmente duplicado. Esta BR que corta o Brasil de norte a sul, ao sentido sul onde liga Itumbiara e minas totalmente duplicada no município, bem servido de rodovias estaduais pavimentadas, tem mantido a liderança de cidade polo. Sedia núcleos administrativos regionais, tais como Delegacias de Secretaria da Fazenda, da Secretaria da Educação, além de outros órgãos auxiliares, em razão de que e para onde convergem e recorrem diversas cidades da micro-região.

A cidade de Morrinhos é extremamente agradável aos olhos do visitante. Ruas, avenidas e praças limpas e bem cuidadas, a maioria delas ajardinadas e floridas, onde se misturam belos e conservados casarões de estilo colonial com edificações de linhas arquitetônicas modernas. Morrinhos é também conhecida como Cidade dos Pomares em razão da grande quantidade de árvores frutíferas de espécies várias, visíveis nos inúmeros quintais nas residências urbanas.

b.      Limites:

Goiatuba, Buriti Alegre, Caldas Novas, Água Limpa, Pontalina, Piracanjuba, Rio Quente, Aloândia, Joviânia.

c.       Superfície:

2.846,191Km²

d.      Vegetação:

Poucas quantidades de capoeira e na maioria pastagens e lavouras.

e.       Clima e condições metrológicas:

Localizado a 771Km de altitude, possui clima ameno e suave (tropical úmido) e tem uma topografia plana e relevo ondulado, com uma temperatura média anual de 20°C, ameno e saudável, pertencendo ao grupo tropical úmido a temperatura média das máximas é de 27°C das mínimas 18°C e compensada a 27°C. Em maio de 2007 houve um registro oficial do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) de 6,4°C.

f.       Hidrografia:

O município, situa-se na vertente goiana do Rio Paranaíba e é banhado pelos rios Piracanjuba e Meia Ponte e pelos ribeirões Formiga, Monjolinho, da Divisa, Mimoso e outros menores.

g.      Educação:

c.1 Escolas Públicas (Municipais e Estaduais) e Particulares

ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS E ESTADUAIS

A cidade de Morrinhos conta com amplo sistema de ensino, onde a rede municipal e estadual atende cerca de 8.120 alunos desde o ensino infantil até o nível médio.

ESCOLAS PARTICULARES

Colégio Goiás (OBJETIVO)

Educação Infantil

Ensino Fundamental

Ensino Médio

350 vagas/ 270 alunos

Colégio Dinâmico de Morrinhos

Ensino Fundamental

Ensino Médio

200 vagas/ 100 alunos

Centro Educacional de Morrinhos Ltda. (CEM)

Ensino Fundamental (6° ao 9°)

Ensino Médio

212 vagas/ 320 alunos

Centro Educacional de Morrinhos Ltda. (CEM JUNIOR)

200 vagas/ 200 alunos

c.2 Faculdades (Públicas e Particulares)

PÚBLICAS

Universidade Estadual de Goiás – Unidade de Morrinhos

Cursos: História, Geografia, Letras, Ciências Contábeis, Matemática, Ciências Biológicas.

Instituto Federal Goiano

Cursos: Química, Sistemas para Internet e Agronomia e outros em fase de implantação.

PARTICULARES

Universidade Norte do Paraná

Cursos: Pedagogia, Administração de Empresa, Análise de Sistemas, Serviço Social, Recursos Humanos.

40 vagas para cada curso

c.3 Entidades da Sociedade Organizada.

  • Loja Maçônica União Cidade dos Pomares (Grande Loja);
  • Loja Maçônica Luz e Liberdade (Grande Oriente);
  • Rotary Clube de Morrinhos
  • Rotary Clube de Morrinhos Cidade dos Pomares;
  • SEAGO – Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento;
  • Sindicato Rural de Morrinhos;
  • Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Morrinhos;
  • ACIM – Associação Comercial e Industrial de Morrinhos.

2.      FATORES POLÍTICOS

Prefeitura Municipal de Morrinhos

Rua Senador Hermenegildo n° 160, Centro – (64) 3413-7354

Câmara Municipal de Morrinhos

Avenida Coronel Fernando Barbosa, n°. 720 st Oeste – (64) 3413-3095

3.a.3 Poder Judiciário

  • Comarca e Juizados Especiais
  • Fórum
  • Cartórios

3.b. Segurança Pública – Séc. de Segurança Pública

3.b.1 Polícia Militar:

3.      FATORES ECONÔMICOS

4.a. Instituições

4.a.1 Bancos

  • Banco Bradesco S/A
  • Banco Brasil S/A
  • Banco Itaú S/A
  • Banco Santander
  • Cooperativa de Créditos Rural de Morrinhos Ltda.
  • Caixa Econômica Federal
  • Banco Unicred
  • Bancoob

4.a.2 Secretaria da Fazenda

4.b. Produção Extrativista (Principais dados) – Séc. de Agricultura

4.c Agropecuária (Principais dados)

A agropecuária é responsável por 53% da geração de divisas par ao município, 240.000 cabeças de gado bovino de corte e leite. 52.500.000 (Cinquenta e dois milhões setecentos mil) litros de leite produzidos por ano. Morrinhos é a segunda bacia leiteira de Goiás, segundo dados de 1998.

Pecuária

A produção de mais de 60 milhões de litros de leite por ano coloca o município como a “2° bacia leiteira do Estado”.

Agricultura

A agricultura é igualmente forte na região. Possui uma agricultura relativamente bem desenvolvida, destacando-se a cultura de cana, soja, milho, feijão além de algodão, abacaxi, banana,  tomate e mandioca. Os principais produtos de Município são o tomate industrial (1° lugar no ranking de Goiás). “É o maior produtor de tomate industrial do estado de Goiás”. A soja vem ganhando terreno, com uma área plantada de mais de 32 mil hectares em 2003, assim como o feijão irrigado, área em que Morrinhos é o 2° maior produtor do Estado. O alto grau de produtividade nesse segmento deve-se as condições favoráveis do solo e clima da região e também pela adoção de inovações tecnológicas, embora alguns agricultores ainda mantenham métodos e processos tradicionais.

Irrigação

Morrinhos se destaca, também, por ser o segundo município do estado de Goiás em área irrigada, com cerca de 120 Pivôs de Irrigação em operação. Para atender a demanda de energia elétrica do Parque Industrial e dos pivôs instalados na região, o município conta com uma capacidade de 69 Kv de 220 v. Possuindo ainda cerca de 10 Km da sede do município uma estação rebaixadora de 220 Kv com saídas de 69 Kv.

4.d Indústria (Principais dados) – Séc. de Indústria e Comércio

Usina CEM – Central Energética de Morrinhos. Empresa especializada na transformação de cana-de-açúcar em álcool, açúcar e coogeraççao de energia elétrica. Com uma logística privilegiada no estado de Goiás, a empresa acredita no desenvolvimento da agricultura regional com a cultura da cana-de-açúcar, gerando mais de 1.000 empregos diretos.

Produtos Qualitti: Indústria frigorífica de aves, abate 40 mil aves/dia.

Produtos Dez – Predilecta. Indústria e Comércio de Conservas Alimentícias, essa é uma empresa da região. É formada por dez produtores locais de tomate que, com visão empreendedora, partiram também para a industrialização do produto que eles mesmos já cultivam há anos, propicia mais de 400 empregos diretos.

DAIMO – Distrito Agroindustrial de Morrinhos. O município de Morrinhos possui um Parque Industrial, dirigido pelo Goiás Industrial, órgão do Governo Estadual responsável pela manutenção do Distrito. O “Distrito Agroindustrial de Morrinhos – DAIMO”, ocupa uma área de 146,66 hectares e conta com ruas asfaltadas e iluminadas além de toda uma infra-estrutura básica para dar apoio as indústrias que ali estão instaladas. Morrinhos está distante cerca de 289 Km de São Simão, porto de acesso a Hidrovia Paranaíba/Paraná/Tietê, principal ponto de ligação hidroviária entre o Centro-Oeste e os países do Mercosul.

Área: 146,66 ha

Infra-Estrutura

O distrito possui:

  • Pavimentação asfáltica;
  • Rede de Energia Elétrica;
  • Sede Administrativa;
  • EIA (Estudo de impacto ambiental)/RIMA (Relatório registrado em Cartório);
  • Fibra Óptica;
  • Rede de Esgoto;
  • Cadastrado para receber incentivos fiscais de Estado e União.

N° de empresas: 06

Setor de atividade: Alimentos; laticínios; plásticos; produtos da carne; artefatos para construção.

Complem – Cooperativa Mista de Produtores de Leite de Morrinhos, que congrega cerca de 4.000 associados e faz a captação de mais de 320.000 litros de leite in natura por dia, beneficiando parte da matéria-prima na forma de queijos e doces, e exportando outra parte para o Estado de São Paulo, propicia cerca de 670 empregos Diretos.

Olé – Empresa que beneficia Polpa de Tomate, conservas de milho, ervilha, cenoura e batata, propicia mais de 600 empregos diretos.

CISAL Alimentos – Indústria Sul-Americana de Alimentos. É outra empresa de conservas de azeite e azeitona, também de São Paulo, que acreditou no potencial de Morrinhos. A unidade aqui instalada já deu início à produção de polpa de tomate. Sua produção está sendo ampliada com outras linhas de conservas vegetais, incluindo doces como goiabadas e marrom-glacê, feito de batata propicia mais de 300 empregos diretos.

Ecoplast: Indústria que trabalha no ramo de fabricação de forro PVC, propicia 35 empregos diretos.

Mundi Tripas: Empresa que trabalha no ramo de derivados da carne, esta funcionando e gera cerca de  30 empregos diretos.

  • Temos disponibilidade de área livre e desimpedida, conforme a necessidade da empresa.
  • Segue em anexo toda documentação necessária bem como o processo para aquisição da área.

A concessão com relação a impostos é uma matéria de cunho pessoal do senhor prefeito, Cleumar Gomes de Freitas, sendo que esta administração tem todo o interesse e não medirá esforços para instalação aqui em nosso município, desta conceituada empresa.

4.      Outros aspectos julgados úteis

A cidade de Morrinhos está bem servida no que se refere aos meios de comunicação. A cidade possui atualmente um canal de TV local (“TV MORRINHOS CANAL 12”), que foi inaugurada em Maio de 2006 e seu principal objetivo é prestar serviços a comunidade local, trazendo informações, lazer e entretenimento.

5.      Energia Elétrica

Celg Distribuição S/A – CELG D

6.      Estação de Tratamento de Água

Saneamento de Goiás S/A

4. Hotelaria

Possuímos uma rede hoteleira composta de 9 hotéis 4 estrelas.

5. Restaurantes

Possuímos uma rede ampla de restaurantes, com comida típica de nosso estado.

7.      Meios de Transporte

A cidade possui aeroporto, com uma pista pavimentada de 1.200m, com capacidade para pouso de aviões de médio porte como por exemplo King air.

ÓRGÃOS FEDERAIS, MUNICIPAIS E ESTADUAIS EM MORRINHOS

  • IBGE
  • INSS
  • SEBRAE
  • CORREIOS
  • CÂMARA MUNICIPAL DE MORRINHOS
  • DELEGACIA DE POLÍCIA
  • POLÍCIA MILITAR – 10 CIPM
  • MINISTÉRIO PÚBLICO
  • POLÍCIA RODOVIÁRIA ESTADUAL
  • POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL
  • DENIT
  • MINISTÉRIO DO TRABALHO