Prefeitura promove caminhada contra violência e exploração sexual de crianças e adolescentes

Mais de 3mil pessoas foram às ruas e participaram da Caminhada de Combate ao abuso e à exploração sexual de Crianças e Adolescentes, na manhã desta sexta-feira, 19, no município de Morrinhos. Com faixas e cartazes, conselheiros tutelar, funcionários municipais, autoridades, alunos e professores apoiaram o ato promovido pela Prefeitura de Morrinhos em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Creas, além de entidades sociais e comunitárias.

A caminhada faz parte das ações de mobilização Nacional pelo Dia de Combate ao Abuso e à exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado no dia 18 de maio. “Nós procuramos sensibilizar todos os segmentos da sociedade pra que olhem a questão da violência sexual em desfavor de nossas crianças e adolescentes. Tem famílias que não denunciam que são pressionadas a não falar, ou seja, existe um número que a gente não conhece”, afirmou a coordenadora do Creas, Cicília Rosa.

Segundo a secretária de Assistência Social, Terezinha Amaral, para combater esse tipo de crime, ações de prevenção também são importantes. “Os Centros de Referência em Assistência Social atuam na prevenção ao risco social de famílias. Fazemos atendimentos particularizados, desenvolvimento de grupos, palestras e ações comunitárias com as famílias para consigam sair da condição de vulnerabilidade e possam vislumbrar um futuro melhor”, comenta.

O deputado Francisco Oliveira também fez questão de participar. Ele comenta sobre a união de forças entre o Executivo Municipal, Legislativo e as entidades responsáveis para o combate à exploração sexual de menores. “A Prefeitura vem dando todo o suporte necessário para a viabilização dessas ações e, felizmente, o trabalho do Prefeito Rogério e da Terezinha, já vêm dando resultados positivos. Sei que estão fazendo o maior trabalho de conscientização contra a exploração sexual da história do município de Morrinhos”, destaca.

O prefeito Rogério Troncoso, um dos incentivadores da mobilização, enfatiza que: “É por meio da conscientização que poderemos reduzir os índices de exploração sexual de menores, além de informar à população de Morrinhos qual o procedimento para denunciar os agressores. Agradeço a todos por abraçarem essa causa”.

Fabiana Toledo, secretária de Educação, destaca que os professores e as crianças e jovens se envolveram na campanha. “Através do trabalho conjunto entre Educação, Saúde e Assistência Social, todos os alunos da rede municipal recebe orientações e participa de palestras educativas. É gratificante ver todos reunidos nessa campanha”, comenta.

Também participaram da caminhada os representantes do Ministério Público, Judiciário e Legislativo; Polícia Militar, corpo de Bombeiros; as equipes técnicas do CRAS, CREAS e CAPS; Secretários municipais; Conselho Tutelar; Pastoral da Criança; entidades religiosas e outros. Todos com o objetivo de mobilizar a sociedade e convocar para o engajamento contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes.

O movimento iniciou na Praça Lions e percorreu as principais ruas da cidade com destino à Praça do Mercado. O evento também serviu para mostrar como as vítimas ou as famílias das vítimas devem fazer para conseguir apoio e atendimentos dos diversos órgãos.