Prefeitura de Morrinhos incentiva campanha “Calçada Livre. Consciência Limpa”

Campanha reúne iniciativas para melhoria de acessibilidade em calçadas

Preocupada com a melhoria da paisagem urbana e acessibilidade dos cidadãos, a Prefeitura Municipal de Morrinhos lançou a campanha “CALÇADA LIVRE. CONSCIÊNCIA LIMPA”. O objetivo é a conscientização de moradores e comerciantes a fim de limparem passeios públicos, calçadas ou retirarem qualquer objeto que atrapalhe a locomoção de pedestres e cadeirantes. A campanha reúne uma série de iniciativas para melhorias de acessibilidade.

“A Calçada Livre. Consciência Livre’ é um projeto necessário no qual as pessoas poderão caminhar com segurança e conforto, em um percurso livre de obstáculos e de forma compartilhada com os diversos usos e serviços de interesse”, explica o prefeito Rogério.

O Ministério Público Estadual emitiu recomendações ao Município para a melhoria na acessibilidade e a desobstrução de calçadas e meio-fio em ruas e avenidas da cidade, ocupadas por veículos, barracas, materiais de construção e entulhos. A ação requer os espaços livres de barreiras que dificultem a trânsito de pedestres, pessoas com deficiência física e visual ou com mobilidade reduzida.

Segundo o prefeito, Rogério Troncoso, a campanha realmente atende recomendações do MP que determinou a desobstrução de ruas, calçadas e logradouros públicos que estão ocupados de forma irregular na cidade. “A prefeitura de Morrinhos lançou esse projeto e estabeleceu o prazo de 60 dias para todos se adequarem. Após este período serão aplicadas as multas estabelecidas pelo código de posturas do município”, declarou.

“Deixar a cidade mais bonita para os moradores e para os visitantes, além de proporcionar acessibilidade para todos, é dever de cada cidadão. Conto com o apoio de todos os morrinhenses para construirmos o município de nossos sonhos”, finaliza o prefeito Rogério Troncoso.