Ok DSC_3010

OK DSC_3014

A Prefeitura de Morrinhos, por meio da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) e Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou a Caminhada “Paz no Trânsito”, nesta terça-feira, 22 de março. A saída foi da Praça do Rotary, descendo pela Avenida Senador Hermenegildo de Morais, até a chegada na Praça do Mercado. No percurso foram entregues materiais educativos de trânsito com o objetivo de chamar atenção da população para a paz no trânsito. Já na Praça do Mercado, os alunos estouraram balões pedindo a paz no trânsito. A iniciativa integra o Programa Detranzinho 2016.

O evento contou com a participação da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e dos alunos das escolas municipais Celestino Filho, Dom Bosco, Eudóxio de Figueiredo, Humberto Jacinto Pereira, José Cândido, Mary do Carmo e Olga Hannun de Castro Rosa.

Na oportunidade, o prefeito Rogério Troncoso parabenizou a SMT e a Secretaria de Educação pela iniciativa. “Assim como o trabalho de combate à dengue, realizado junto aos alunos das escolas municipais, rendeu muitos frutos positivos esperamos contar com a ajuda de vocês também no sentido de conscientizar os pais sobre a importância de dirigir com cuidado. A paz no trânsito depende de todos nós, evitando embriaguez ao volante, não correr muito, parar nas esquinas e respeitar a sinalização”, enfatiza o prefeito morrinhense.

O Superintendente Municipal de Trânsito, Antônio de Jesus Santana, destacou que um trânsito seguro é sustentando por três pilares: Engenharia de Tráfego, Educação de Trânsito e Fiscalização. “Um trânsito bem ordenado depende da atitude correta e comportamento adequado das pessoas. Precisamos criar em Morrinhos uma cultura de respeito à vida do próximo e à sinalização”, lembra.

“Esta caminhada é uma forma de demonstrar que estamos unidos pela paz no trânsito. Peço a cada estudante aqui presente que converse com seus pais em casa, ajudando a conscientizá-los para evitar imperícias e imprudências no trânsito a fim de evitar acidentes. Vamos ser motoristas conscientes”, alertou a Secretária Municipal de Educação, Fabiana Toledo.

Durante todo o dia, o ônibus do Programa Detranzinho 2016 ficará instalado na Praça do Mercado para visitação dos alunos das escolas municipais e haverá a realização de palestras educativas de trânsito. A partir de amanhã (23), ele vai voltar a visitar as escolas e ficará na cidade até o dia 1o de abril.

Na Praça do Mercado há a exposição de uma maquete que tem como objetivo mostrar o tipo de trânsito ideal de uma cidade. “Uma cidade bem sinalizada e acessível é aquela em que todos respeitam o espaço do outro e dirigem defensivamente. Neste espaço, os alunos montam os quadrantes e no final formam a maquete da cidade que representa um trânsito seguro para todos”, explica a representante do Programa Detranzinho 2016, Maria José Pinheiro.

Na ocasião estiveram presentes o prefeito Rogério Troncoso, Comandante da 10a CIPM da Polícia Militar, Major Francisco Leônidas, Superintendente Municipal de Trânsito, Antônio de Jesus Santana, Secretária Municipal de Educação, Fabiana Toledo, Secretário Municipal de Indústria e Comércio, Paulo de Tárcio, Supervisor do Detran de Morrinhos, Ênio Antônio da Silva, Gerente da Saneago, Adolfo Machado e o Vereador Carlão Ambulância.

OK DSC_2976

OK DSC_2993