Escolas com as maiores arrecadações serão premiadas

A Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Educação lançou a “Gincana Escolar: Todos Contra o mosquito Aedes Aegypti”. O objetivo das secretarias é colaborar com o processo de educação ambiental nas escolas. Os alunos que apresentarem o maior número de arrecadação de recicláveis serão premiados com  bicicletas, bonés e camisetas e as escolas serão beneficiadas com notebooks e projetores. O lançamento deste ano aconteceu nesta terça-feira, 3 de outubro, no Ginásio da Escola Celestino Filho.

O prefeito Rogério Troncoso destacou que a gincana irá somar diversos benefícios e que é a terceira edição da competição de alunos das redes de ensino municipal e estadual. “O projeto estimula a compreensão da cidadania pelo contato que possibilita a troca de relações sociais, podendo criar organizações comunitárias. Os professores passam a contar com uma ferramenta divertida e eficaz para aplicar conteúdos referentes à conservação ambiental. Enfim, essas parcerias só vêm para somar”, observou.

Segundo a secretária de Educação, Fabiana Toledo, também é objetivo do projeto incentivar a prática constante de hábitos ecologicamente corretos. “A gincana terá outras atividades além da arrecadação, entre elas, redação que tenha temas sobre meio ambiente. Então é uma soma de ações que buscam sensibilizar todos os envolvidos”.

De acordo com o secretário de Saúde, André Luiz, o Aedes Aegypti é uma ameaça, mas é uma oportunidade da gente mudar de atitude e trazer um desafio da vida real para dentro da sala de aula. “Através da parceria entre Saúde e Educação, queremos incentivar uma competição saudável, e ao mesmo tempo, fazer com que as pessoas estejam em contato e reflitam sobre problemáticas do meio ambiente bem como a saúde da família”, conclui André Luiz.

Para o vice-prefeito, Dr. Tércio, o objetivo é envolver toda a comunidade e desenvolver ideias criativas de combate ao vetor. Acompanhar, orientar e promover a interação entre todos fazem parte desta ação da Prefeitura. “A gincana tem o objetivo de mobilizar a comunidade escolar das redes de ensino, com a finalidade de ajudar na conscientização da população, buscando a diminuição do índice de infestaçãodo Aedes Aegypti. Parabéns a todos pela mobilização”, pontua o médico, Dr. Tércio.

Os prêmios serão entregues por unidade escolar e haverá sorteio de brindes entre os participantes. Além disso, cada escola terá um responsável por fazer o recolhimento dos materiais que inicia a partir de 3 de outubro e segue até 17 de novembro.  A entrega da premiação está agendada para o dia 21 de novembro.

 

 

Saiba quais são os recipientes válidos para a pesagem:

Garrafas pet;

Shampoo;

Oléo;

Detergente;

Desinfetante;

Latas de bebidas (alumínio);

Caixas de Papelão;

Caixas de Leite ou suco, ou seja, embalagens recicláveis e sacos plásticos.