A Decrease font size. A Reset font size. A Increase font size.

Prefeitura e Rotary Clubes se unem na Campanha contra Pólio e Sarampo

Prefeitura e Rotary Clubes se unem na Campanha contra Pólio e Sarampo

A Prefeitura de Morrinhos, através da Secretaria Municipal de Saúde, colaborou com mobilização de conscientização DA Campanha de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo, promovida neste sábado, 11 de agosto, pelo Rotary Clube de Morrinhos e Rotary Clube Cidade dos Pomares. A imunização aconteceu em dois pontos: Praça do Mercado e Rotatória da Igreja São José Operário.

“Essa parceria é importante. Para combater essas doenças, apenas o poder público não consegue mobilizar e sensibilizar a população. Essa preocupação precisa ser de todos, para que não sejamos assombrados por essas infecções. Nesse sentido, a sociedade civil organizada tem um papel fundamental para que mais pessoas possam receber informação, participem e se previnam”, destacou o secretário André Luiz.

O presidente João Orlando ressaltou a importância da parceria com a Prefeitura. “Cada rotariano traz consigo uma comunidade, por isso estamos colaborando com ampla divulgação. A participação do Rotary nessa campanha é histórica e mundial”.

O prefeito Rogério Troncoso percorreu nos dois pontos. Segundo ele, o combate à pólio é um dos maiores projetos humanitários do Rotary Internacional, que desde 1985 desenvolve ações visando a erradicação da doença em todos os países, mesmo onde o acesso à saúde é precário. O objetivo dessa ação é divulgar à sociedade que as doenças não estão erradicadas, despertando assim, a atenção e responsabilidade dos pais e responsáveis, quanto à imunização das crianças de um a menores de cinco anos de idade”.

“Ainda existem países, que desconhecem o risco dessa doença, não há campanhas de divulgação e prevenção. A pólio, também conhecida como paralisia infantil, voltou a ser preocupante através do recente surto de sarampo vindo da Venezuela, isso porque quase não se ouvia mais falar nessa enfermidade no Brasil”, explicou Ivone Avelina.

A causa também foi abraçada por outros segmentos da sociedade e conta com o apoio das Casas da Amizade. Na oportunidade, houve distribuição de material explicativo, faixas de divulgação e uma equipe de saúde orientando sobre os riscos da doença. Com essa ação, o Rotary espera ampliar a procura pela imunização nas unidades básicas de saúde do Município, que já conta com estoque da vacina. A Campanha da Administração Municipal segue até dia 31 de agosto.