Atendimento odontológico domiciliar melhora a qualidade de vida de pacientes acamados em Morrinhos

Atendimento odontológico domiciliar melhora a qualidade de vida de pacientes acamados em Morrinhos

Com sorrisos, a cirurgiã dentista da Prefeitura de Morrinhos, Marina Coêlho Claudino, e a auxiliar de saúde bucal, Renata Pereira Marino, são recebidas pela família das irmãs Wislene Francisca (36 anos) e Letícia Ferreira (28 anos), moradoras do setor São Francisco de Assis. O motivo da felicidade fica claro, quando se acompanha os atendimentos e escuta os relatos de vida dos pais Antônio Carlos e Francisca de Jesus.

Graças ao incentivo do prefeito Rogério Troncoso e do vice, Dr. Tércio Menezes, é possível realizar essa prestação de serviço a pacientes acamados. Quem coordena a área é o profissional Pedro Dallara sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde, através de André Luiz Dias Mattos.

“Essa é a verdadeira evolução: a odontologia fora das quatro paredes”. A afirmação é da dentista, especialista em Ortodontia e profissional da Prefeitura, que atua no CEO e na Escola de Reabilitação Professora Alice Ferreira com atendimentos em consultórios e no serviço odontológico domiciliar.

O serviço contribui com a melhora da qualidade de vida de pacientes que não podem ir até à Unidade Básica de Saúde para receber o atendimento odontológico e recebem os profissionais na própria residência. Um dos exemplos da eficiência no atendimento domiciliar proporcionado pela Administração Municipal aconteceu esta semana, quando a dentista visitou as pacientes.

Marina Claudino explica que o procedimento realizado nas irmãs é considerado simples, como limpeza dental completa, raspagem e restauração. Mas, em virtude da condição física das pacientes, passou a ser uma ação complexa, dividida em alguns dias de atendimento. A dentista afirma que a ação somente foi possível de ser realizada com a utilização de alguns equipamentos portáteis disponibilizados pelo município.

“O olhar delas durante o atendimento e a gratidão da mãe. Esse reconhecimento nos faz confiar e acreditar que somos instrumentos de transformações. O serviço da área odontológica à população deve ser realizado com amor e vista além das restaurações. Obrigada à Secretaria de Saúde por dar condições para o trabalho”, destacou Marina.

Além do carinho e gratidão expressos, há um sentimento que parece envolver e é responsável por alimentar essas histórias: o amor. Ele indica o quanto é grande, forte e essencial nas vidas de quem cuida e de quem recebe os cuidados. “É a melhor coisa do mundo ver minhas filhas sendo atendidas pela Dra. Marina. Ela é um presente de Deus em nossas vidas”, assim descreve o atendimento bem como agradece a prefeitura pela prestatividade.

“Para nós da prefeitura, é um serviço essencial, que possibilita um quadro de progresso aos pacientes e também renova as esperanças das famílias”, declarou Pedro Dallara se deixando à disposição, por meio do telefone 3417-2097, para esclarecimentos e orientações acerca do atendimento odontológico domiciliar.