Prefeitura mobiliza mutirão contra o Aedes em quatro setores de Morrinhos

Mutirão contra o Aedes foi realizado nesta quinta-feira, 8 de fevereiro, nos bairros Genoveva Alves, Jardim Romano, Jardim Goiás e Jardim Vera Cruz. A equipe foi composta por profissionais da Secretaria da Saúde, agentes de combate a endemias e agente comunitários. Ao todo, cerca de 100 pessoas participaram da ação promovida pela Prefeitura de Morrinhos.

De acordo com o coordenador de endemias, Wander Carmo, diversas residências foram visitadas e os agentes procuraram passar orientações preventivas aos moradores que realizaram o trabalho de busca e eliminação de focos. “A ação teve o intuito de prevenir e combater o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zica vírus. Os trabalhos incluíram remoção e inviabilização de criadouros e aplicação de larvicida nos recipientes não removíveis. Também foram realizadas atividades de educação e mobilização social, com divulgação de informações sobre as doenças transmitidas pelo aedes aegypit, sintomas, formas de prevenção, entre outros”.

O mutirão ajuda a eliminar muitos focos, mas os munícipes precisam dar continuidade ao trabalho, alerta o Secretário de Saúde, André Luiz. “Esteja atento a garrafas, pneus ou qualquer reservatório que possa acumular água. Coloque areia nos vasos de plantas, fure pneus velhos, mantenha latas e garrafas embocadas para baixo, retire folhas e galhos das calhas, verifique sua caixa d’água e vede sacos de lixo. A prevenção é a melhor maneira de combater o mosquito”, afirmou.